- Vinicius Rodrigues
CHOQUE-REI PARA DAR SEQUÊNCIA NA EFICIÊNCIA

Foto: César Greco
Como definir o Palmeiras de Felipão ?
COMPACTO- “cujos elementos ou partes constituintes são ou estão unidas entre si” .
PRAGMATISMO- “corrente de ideia que prega a validade de uma doutrina, é determinada pelo seu bom êxito pratico”.
Quando escutamos a palavra pragmatismo no mundo do futebol, quer dizer “resultados”, e quem conhece Luís Felipe Scolari sabe o quanto ele é eficiente nisso. Um treinador que conseguiu fazer um Palmeiras forte ofensivamente e sólido na parte defensiva, apesar de não ter a posse de bola, impõe uma velocidade, além de ser sempre objetivo nas definições das jogadas, equipe que deixa suas linhas altas já que é escalado no 4-2-3-1, com atletas bem compactados e encaixados em um sistema de jogo, pressionando a saída de bola e recuperando muitas vezes ela no campo ofensivo, por isso é tão sólido lá atrás, não é atoa que foi vazado apenas 11 vezes em 32 jogos em 2019.
O Verdão que é líder do Brasileirão amanhã terá um clássico pela frente, a equipe alviverde enfrenta o São Paulo no Morumbi, adversário que foi algoz na eliminação do Campeonato Paulista há mais ou menos 3 meses atrás.
Felipão já disse que irá modificar pelo menos 5 atletas para este choque-rei, mas olhando um retrospecto recente o torcedor palmeirense talvez nem esteja preocupado já que das 32 partidas que o Palmeiras tem de invencibilidade no campeonato nacional, pelo menos 1/3 foi com a equipe reserva.
Por falar nesta boa sequência do Verdão que está próximo de atingir 1 ano, destes 32 jogos, 15 deles foram como visitantes, jogar longe do seu estádio não tem sido problema para os comandados de Felipão . Palmeiras que vem numa sequência de 11 vitórias seguidas e não sabe o que é ser derrotado pelo rival de amanhã há 6 partidas.
Apesar dos bons números e de um certo favoritismo de grande parte da imprensa até porque o São Paulo vem numa sequência ruim, se analisarmos o ano de 2019, único momento de sucesso na temporada foi exatamente na semifinal do paulista quando eliminou o Palmeiras, Tricolor que vai em busca da vitória para quem sabe ser a chave que a equipe precisa para pelo menos ficar próximo daqueles times que disputam vaga na Libertadores.
Já que falei sobre pragmatismo, o São Paulo terá que ousar da criatividade que ainda não foi apresentada neste ano, porque não está fácil furar a forte marcação palmeirense, vale lembrar, que quando a zaga é formada por Luan e Gustavo Gomes a equipe está há 1083 minutos sem se quer ser vazada. Então o Tricolor não terá vida tranquila.
Cuca que teve tempo para ajustar seu time, olhando os últimos treinamentos uma mudança é certa, Tchê Tchê que reencontra seu ex-clube irá jogar pelo lado esquerdo fazendo uma trinca com Reinaldo e Alexandre Pato.
Podemos considerar um choque-rei dos opostos, já que as duas equipes vivem momentos distintos.
O Palmeiras entra com o objetivo de manter a boa fase e dar sequência nos bons números e se manter com uma certa distância dos adversários, já o Tricolor vem com aquela desconfiança já que antes da parada não estava tão bem, mas se tem algo que dá um gás a mais na equipe é um clássico e quando vence o ambiente muda e os jogadores do São Paulo sabem da importância deste jogo de amanhã.
Você pode acompanhar o jogo entre São Paulo x Palmeiras na Deprima, com narração de Victor Luís, Comentários de Victor Luís e reportagens de Nino Cyrilo e Vinicius Rodrigues, pré jogo à partir das 18 horas vem com a gente, sua melhor alternativa!