• Mathias Galdi

ANÁLISE E PALPITES DAS QUARTAS DE FINAL

A UEFA sorteou nesta sexta-feira os confrontos das quartas de final da Liga Europa. O Arsenal enfrentará o Napoli; o Chelsea pegará o Slavia Praga; o Benfica duelará contra o Eintracht Frankfurt, e os espanhóis Villarreal e Valencia se enfrentarão. Os jogos serão realizados nos dias 11 e 18 de abril.


O sorteio não contava com qualquer tipo de restrição, com todas as equipes podendo ser indicadas para enfrentar as outras - diferentemente de outras fases, quando a UEFA não colocava frente a frente times de países com disputas diplomáticas. Assim como na Liga dos Campeões, houve um detalhe a ser resolvido: Arsenal e Chelsea não poderiam jogar na mesma data, por pedido das autoridades londrinas.


ARSENAL x NAPOLI

Trata-se do embate mais chamativo dessa fase do torneio. O Arsenal viveu bom momento na Premier League, mas deu uma leve caída. Na última rodada, vencendo o Manchester United, o resultado reergueu a equipe de Unai Emery. Não são equipes, hoje, que impõem medo em todas as equipes, muito pelo contrário, ao menos, aos italianos.

O Napoli colecionou algumas "pipocadas" nas últimas temporadas. Quando tinha de ganhar da Juventus para ser campeã/líder, sucumbia ao time de Allegri. Na Champions League desta temporada, começou no San Paolo, onde deixaram o, talvez mais pipoqueiro ainda, PSG empatar. A vitória quase classificava os italianos. Depois de vencer o Estrela Vermelha, era preciso vencer o Liverpool em Anfield, o que não aconteceu.

Auba representou "Pantera Negra", herói africano do Universo Marvel (Foto: Reprodução/Twitter)

VILLARREAL x VALENCIA

Uma espécie de "clássico" nacional. São duas equipes tradicionais que se enfrentam anualmente pela Liga BBVA. O submarino amarelo não se encontra em uma posição confortável dentro da liga. Apenas um ponto acima da degola, los amarillos apostam todas as suas fichas no torneio internacional.

Assim como Alceu Valença, o Valencia quer cantar o seu hino de Pernambuco. Decidindo em casa, los che possuem uma chance maior de classificação. Não só pelo jogo de volta ser no Mestalla, mas por sua equipe. Bem mais estruturada e com mais cabeça para adentrar um jogo eliminatório. Em "escalla": 7/10 para os valencianos.

Gameiro, Gonçalo e Rodrigo são os três cavaleiros de Valencia. (Foto: Reprodução/Twitter)

BENFICA x EINTRACHT FRANKFURT

Talvez o mais misterioso jogo para a maioria. "Duas equipes fracas" irão dizer. Na opinião deste singelo redator, ambas tem time para bater de frente com as outras favoritas, Arsenal e Chelsea. Os encarnados são líderes do português, empatados com o Porto FC em pontos, enquanto as águias de Frankfurt briga ponto a ponto por uma vaga na UCL.

A experiência vermelha é um fator muito pesado nesse confronto. São duas champions no currículo, não é qualquer time. Cabe á Adi Huttür preparar Jovic e Rébic, auxiliados de Hasebe, para provarem que não estão passeando. Confronto equilibrado. Acredito (e quero) os alemães passando de fase.

Ingressos da torcida alemã já foram todos vendidos. (Foto: Reprodução/Twitter)

CHELSEA x SLAVIA PRAGA

Os londrinos talvez tenham vencido a loteria no sorteio. Os tchecos mal figuram em torneios europeus, enquanto o Chelsea venceu a Liga dos Campeões e a Liga Europa em anos consecutivos. Maurizio Sarri tem a sua última chance de vencer algo e tentar se firmar para a próxima temporada.

Seis pontos de vantagem separam o Slavia do segundo colocado Viktoria Plzen no Campeonato Tcheco, porém, com um jogo a menos. Tudo aponta para o Chelsea se classificar e garantir sua vaga nas semi-finais pra, quem sabe, enfrentar o Arsenal em uma eventual final.

Com Odoi em campo, Chelsea teve sua maior vitória na história da competição. (Foto: Reprodução/Twitter)