• filipeq09

ANÁLISE PAULISTÃO 2021: PONTUAÇÃO X DESEMPENHO


Foto: Divulgação / Site oficial Corinthians

Após quase cinco rodadas completas do Paulistão 2021, pouco se pode tirar como base para comparar o retrospecto das equipes. Porém o que dá pra saber é que alguns times têm se dado bem neste início e jogos em meio à fase roxa da pandemia no Estado (clubes atuando no Rio de Janeiro).


De maneira surpreendente o líder geral da competição não é o Palmeiras, ganhador de quase tudo na temporada 2020/21. O Verdão ocupa a segunda colocação, com 8 pontos conquistados em quatro jogos, mas com um jogo a menos que o líder geral Corinthians, que possui 11 pontos em cinco partidas. Ambos estão invictos no torneio estadual, ao lado do Red Bull Bragantino, também com 8 pontos mas perdendo nos critérios de desempate, assim como o Mirassol, mesmo perdendo para o Timão no meio de semana.


O alvinegro é o rei do Paulistão no momento, mesmo com atuações medianas e sofrendo muito nas partidas que enfrenta, até pela atenção dividida na Copa do Brasil, no qual passou pelas duas primeiras fases com certa dificuldade. Mas fato é que esta gordura adquirida mesmo jogando mal pode fazer toda a diferença lá na frente.


Entre os times da capital, o próximo é o São Paulo. Impulsionado pela chegada de Hernan Crespo e reforços pontuais como Miranda, ídolo do clube, Eder, Orejuela e Bruno Rodrigues, o Tricolor ainda não animou neste Paulistão, oscilando entre bons e regulares desempenhos. Em sua última atuação, apesar de algumas chances criadas, o time perdeu para o Novorizontino, com polêmicas com a arbitragem. Com apenas quatro partidas, o time do Morumbi soma 7 pontos, mas como consolo possui o melhor ataque do torneio, com 10 bolas na rede adversária, e apenas 3 sofridos.


Já o Santos tem o pior desempenho nos números entre os grandes, com 5 pontos em quatro duelos disputados, mas é de se entender devido às diversas mudanças no elenco e comissão técnica, além das duas fases jogadas pela Pré-Libertadores (agora o jogo é diante do Lanuz), que está causando desgaste físico, mental e priorização do Peixe pela mais importante no momento.


Entre os clubes do interior paulista, destaques para o Mirassol, com bons jogos, Ferroviária e RB Bragantino. Ainda há muito pela frente, e o fator casa também prejudica, devido à proibição dos jogos em São Paulo, mas já dá para ter uma noção de como os elencos estão se formando e como podem evoluir ao longo da competição estadual, que por enquanto está sendo sediada no terreno vizinho.