• Victor Luís

APÓS 16 ANOS, SÃO PAULO ESTÁ NA FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

O São Paulo surpreendeu e se classificou para final do Campeonato Paulista nos pênaltis, depois de outro 0 a 0, o Tricolor venceu o Verdão por 5 a 4 nas penalidades. O jogo no Allianz Parque foi bastante equilibrado, assim como havia sido no Morumbi.


O Palmeiras finalizou 18 vezes, acertando apenas duas a meta de Tiago Volpi, o Tricolor em seis chutes ao gol, também acertou duas vezes a meta de Fernando Prass. Foram 55% de posse de bola alviverde contra 45% do São Paulo, realmente o Verdão tem dificuldades de jogar com a bola nos pés, mas não é nenhuma surpresa, Felipão não vai mudar sua maneira de jogar, deixou muito claro, tem convicção em bolas longas, apostando na individualidade de seus atletas, não funcionou novamente.


Cuca começou seu trabalho com o pé direito, realmente o técnico costuma ter êxito nas penalidades, basta lembrar-se da campanha do Atlético-MG na Copa Libertadores. Se na diretoria do Palmeiras o Campeonato Paulista é tratado como “Paulistinha”, no São Paulo conquistar a vaga para final do torneio é de extrema importância, afinal eram 16 anos que o clube do Morumbi não chegava à decisão.


As coisas no futebol mudam muito rápido, o Tricolor pode ir do inferno ao céu, quase foi eliminado na fase de grupos do campeonato, e agora conquistou a vaga no Allianz Parque, estádio que nunca havia se quer empatado um jogo, e tem a perspectiva de conquistar o título.


Não trato como vergonhosa a eliminação do Palmeiras como alguns amigos de imprensa abordam o caso, realmente é de se esperar mais do time, com jogadores de uma qualidade altíssima ser eliminado para um São Paulo que foi totalmente remendado e estreava seu técnico justamente nesta partida, fica difícil de digerir.


Tiago Volpi não teve um começo brilhante no Tricolor, iniciou sua trajetória falhando nos clássicos contra: Santos e Corinthians, mas deu a volta por cima, defendeu duas penalidades e ainda perdeu uma cobrança. Não é novidade Volpi bater pênaltis, sempre treinou e executava algumas cobranças no Querétaro.


É importante ressaltar outra bela partida dos meninos de Cotia, não sentiram a pressão do estádio rival, diferente de muitos medalhões, e atuaram bem e com personalidade, em especial: Luan, Liziero e Antony.


Zé Rafael que desperdiçou uma das cobranças jogou bem, e deve ser mais utilizado do que Lucas Lima, que a cada jogo no clube perde mais o prestígio, principalmente com os torcedores. Agora o Palmeiras precisa treinar e melhorar sua qualidade de jogo para as próximas partidas, já que Libertadores não tem jogo fácil.


Do outro lado, o São Paulo espera o vencedor de Santos e Corinthians, para iniciar a preparação do time para os dois próximos confrontos.