• marcela lima

Assegurar vaga continental ou passar apuros na tabela? veja cenários do São Paulo nesta rodada



Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo enfrenta o Juventude nesta segunda-feira (06), às 19h (horário de Brasília), no Morumbi com a missão de vencer, já que com os três pontos a equipe paulista teria dois motivos para comemorar. O primeiro seria a permanência na competição, já que a equipe não tem conseguido engrenar e o segundo, se vencer o time gaúcho, restará apenas uma rodada para tentar assegurar uma vaga na fase preliminar da Libertadores ou dependendo dos resultados, Sul-americana. O que pode acontecer com o Tricolor nesta rodada?


Confira os cenários para o Tricolor nesta rodada de Campeonato Brasileiro:


Caso vença o Juventude

Se o Tricolor vencer a equipe gaúcha, elimina qualquer chance de ser rebaixado. Isso porque, o São Paulo possui 45 pontos na 14ª posição, dois à rente do Cuiabá, o primeiro na zona e com a vitória, chegaria aos 48 e não seria mais ser alcançado por Bahia – que lhe resta apenas um jogo – e Juventude. Assim, o Tricolor pode chegar a 11ª posição, a melhor que já conseguiu até aqui na competição nesta temporada.


Caso empate

Caso o São Paulo empate diante do Juventude, a situação fica um pouco mais complicada para assegurar uma vaga nas competições continentais. A equipe paulista até subiria de posição momentaneamente, mas ficaria ameaçado por Bahia (43), Juventude (somaria um ponto contra o São Paulo, 44), Cuiabá (joga nesta segunda contra o Fortaleza) e os times da parte de cima em sua cola que aumentaria a vantagem, que jogam nesta segunda. O Tricolor teria que dar a vida na última rodada diante do América-MG, fora de casa, para não passar mais sufoco e conseguir assegurar alguma vaga nas competições continentais.


Caso perca

Se o São Paulo for derrotado para o time alviverde, estagnaria na 14ª posição e veria Cuiabá – se vencer – e Juventude ficarem à sua frente na tabela somente nesta rodada, já que na próxima todas as equipes jogam no mesmo dia e mesmo horários. Caso não consiga vencer, o São Paulo chegaria em apuros na parte de baixo da tabela para enfrentar o América-MG na última rodada, quinta (09), na Arena Independência.


A todo custo, a equipe comandada por Ceni precisa vencer o Juventude e o América-MG para assegurar a vaga na competição continental, para não ser ultrapassado por equipes que estão a sua cola e não ver outras equipes que estão na frente, somarem e aumentarem diferença na pontuação até a rodada final do Brasileirão.