• leandrocontato1251

AYRTON SENNA, O FENÔMENO QUE CONQUISTOU O BRASIL.

Atualizado: Mai 22

Ayrton Senna da Silva nasceu no estado de São Paulo, no dia 21 de março de 1960, naquele momento nascia uma estrela do automobilismo.




No ano de 1959 Neyde Senna da silva e Milton pensaram em ter um filho, assim que souberam da notícia em comum acordo resolveu nomear o nome do garoto de Ayrton Senna da silva, após longo período de gravidez nasceu o pequeno

garoto no dia 21 de março de 1960, seria um predestinado, um prodígio ou talento trabalhado, a história começava.

creative commons.

Aos quatro anos de idade o garoto ganhava o seu primeiro kart, até então, apenas uma brincadeira, o passatempo para diversão, depois aos sete anos dirigia um kart profissional com maior desempenho e durabilidade maior na pista, mas sem participar de competições com calendário oficial. A sua vocação aumentava a medida que o tempo passava e aos nove anos participou da primeira corrida em um formato amistoso, em Campinas interior de São Paulo o desempenho foi agradável por conta da pouca idade naquele momento. Aos poucos os passos começavam a ser maiores e um grande competidor nascia, com 13 anos estreou em 1973 no autódromo de Interlagos para competição juvenil, que anos depois teria o seu nome como homenagem.

A vida profissional já se explicitava na infância e um ano depois de sua estreia no kart, o primeiro título de muitos se iniciava em 1974 conquistou o campeonato paulista de kart, que anos depois se repetiu e também conquistou campeonato sul americano, nacional e paulista, a sua marca estava sendo construída de forma vitoriosa, a vocação, o talento, a habilidade era colocada em prova e como resultado vitórias, títulos e muitos recordes, isso em uma categoria juvenil.

As portas se abriam, e o futuro chegou, aos 20 anos o primeiro grande passo, após a categoria juvenil, a entrada na Fórmula Ford em 1981, foram vinte circuitos e nesse meio tempo foram doze vitórias, o sucesso ascendente levou de encontro em uma categoria acima a formula Ford 2000 que disputou campeonatos no velho continente e alcançou todos os recordes da competição, foram 22 vitórias e 500 pontos acumulados no torneio, o seu talento chamou atenção de uma equipe da fórmula 3 inglesa e assinou o contrato no ano de 1983 e mais uma vez de forma categórica, esplêndida, sensacional quebrou vários recordes e conquistando grande desempenho no torneio.

Durante a sua vida o piloto brasileiro, conquistou muitos títulos, medalhas, recordes e vitórias que levaram a uma ascensão meteórica, o jovem garoto, uma promessa que tornou se uma realidade, o grande trabalho realizado fez com que a grande oportunidade surgisse, o sonho almejado desde que começou a trilhar o mundo do automobilismo, enfim, chegou a oportunidade de estrear na fórmula 1.

Em 1984 Ayrton Senna da Silva ingressou na Fórmula 1, o prestígio brasileiro fez com que a confiança da torcida tivesse forte em um apoio incondicional, o trajeto se iniciava em um plano audacioso de ser campeão mundial . A equipe escolhida foi a Toleman, apesar de um desempenho mediano, mas para o tamanho da equipe condizia com o desempenho do carro, porém ao final da temporada foram três pódios , totalizando 13 pontos .

No ano seguinte em 1985 assinou com a equipe Lotus, permaneceu por duas temporadas em 48 corridas, venceu 6 circuitos, com grandes vitórias. Enfim a oportunidade que sonhava, onde o talento era impulsionado pelo carro chegou, assinou com a MCLaren em 1987 e após um ano conseguiu entrar para a história da fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna se consagrava campeão em 1988 em uma grande disputa no circuito de Suzuka. Naquele ano venceu 8 das 16 provas e sua constante regularidade nas poles positions permitiu ganhar o campeonato mundial.

Em 1990, dois anos depois conquistava o bicampeonato, em um circuito que lhe trazia muita sorte, o de Suzuka, nesse momento a torcida estava eufórica, o Brasil apoiava o Senna incessantemente, a Vitória foi conquistada em cima do seu principal adversário Alain Prost. No ano de 1991, o Ayrton Senna escrevia mais um capítulo de sua grandiosa história, de sua estrelada carreira , um momento ícone, marcado em um enredo mundial, o tricampeonato da Fórmula 1, derrotando seu concorrente da Willians.

Anos depois a equipe que lhe contratou foi a própria Willians em 1994, a estreia pela equipe foi na sua casa, em Interlagos no Brasil, a torcida acompanhava de forma intensa, o Brasil acompanhava o Senna com os olhos brilhando e nesta etapa terminou com uma posição no pódio, nesse momento era sua despedida do Brasil. A sua segunda corrida pela equipe foi no Japão mas um pequeno acidente ocasionou a sua saída precoce, talvez nesse momento alguma mensagem era enviada ao piloto, mas ele imaginava que era apenas pressentimentos.

No dia 01 de maio de 1994, em sua terceira corrida, um circuito marcado por uma grande fatalidade, a última vez que o Ayrton Senna entrava por uma corrida ainda em vida, a última preparação, o último suspiro , a última vez que Galvão Bueno enchia seus pulmões para gritar Ayrton Senna do Brasilll.

A última volta em vida foi a número 6, pois a partir desse momento o Brasil, o mundo e todos torcedores acompanharam um momento trágico, na sétima volta do circuito de Ímola na Itália, em uma curva que era para ser feita, o Senna passou à 300 km por hora e bateu muito forte contra o muro do circuito, até o momento não se sabia se era erro humano ou técnico, toda situação mostrava ser algo grave durante o resgate algumas cenas chamavam muita atenção, que era a todo instante citado pelo narrador da transmissão .


Pouco tempo depois a morte do Senna foi confirmada, a mobilização brasileira foi de imediato, as pessoas se emocionavam, choravam e lamentavam com muita emoção a perda de um ídolo do esporte, as emissoras a todo instante cobriam o acidente do Senna. No dia 04 de maio o corpo de Senna chegava em São Paulo que foi escoltado pelos militares e uma grande multidão acompanhando, algo surreal nunca visto no brasil, uma carreira, uma história estrelada interrompida de forma brutal em poucos segundos resultou sua morte.

Em 05 de maio de 1994 foi enterrado o Senna, uma grande carreira que ficou marcada na história, e lembrada de todas as formas desde homenagens de seus fiéis torcedores até museus com peças e histórias exclusivas dessa personalidade brasileira.

Em 10 anos de Fórmula 1, o brasileiro participou de 116 circuitos, conquistou 3 campeonatos mundiais, 65 pódios, e 41 vitórias, o brasileiro que ficou marcado em sua última narração Ayrton,Ayrton Senna do Brasilll.