• Leonardo Cruz

CAMPEÃO NÃO DÁ CHANCES A POIRIER E UNIFICA CINTURÃO


Foto: UFC Divulgação

A edição 242 do UFC realizada no último sábado (07/09) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes trouxe treze combates de altíssimo nível, com destaque para a unificação do cinturão da categoria peso-leve entre Khabib Nurmagomedov e o estadunidense Justin Poirier, que se tornou campeão interino da divisão, após o russo ser suspenso da organização em outubro do ano passado.


O início da luta é muito estudado, Poirier tenta controlar o centro do octógono, investindo em chutes baixos para descontrolar Khabib, que mesmo com o ímpeto do rival, demonstra muita tranquilidade nos minutos iniciais do combate. Levando ligeira desvantagem na luta em pé, o russo levou a luta para o chão, dominou o estadunidense e quase conseguiu a finalização. Apesar das dificuldades, Poirier conseguiu sobreviver até o final do round.


O segundo round começa com uma trocação franca, os dois lutadores partiram para tentar o knockout, levando o público presente na “The Arena” ao delírio. Neste Momento, Poirier se mostrava mais contundente, acertando golpes mais precisos. Com o passar do round, os lutadores, já cansados, tinham muitas dificuldades para aplicar os socos, Khabib percebendo a desvantagem, levou novamente o combate para o chão e mais uma vez dominou o adversário completamente.


No terceiro round, Poirier tentou castigar o rival aplicando combinações de socos e chutes, mas Khabib logo agarrou o adversário para mais uma vez ir ao solo, desta vez, o estadunidense conseguiu encaixar uma guilhotina, mas o russo conseguiu sair da zona desconfortável e ainda passou a dominar as costas do oponente, logo encontrando espaço para aplicar um mata-leão, obrigando Poirier a bater em desistência.



Foto: UFC Divulgação

Com este triunfo, Khabib Nurmagomedov unificou o título da categoria peso-leve e se manteve invicto na carreira profissional, agora com incríveis 28 vitórias. Já Justin Poirier, que vinha de quatro triunfos consecutivos, agora tem seis derrotas em seu cartel.


A luta que foi co-evento principal do UFC 242 teve a disputa entre o brasileiro Edson Barboza e o estadunidense Paul Felder. O combate foi válido pela categoria peso-leve.


O primeiro round iniciou com um show de técnica dos lutadores, aplicando chutes e socos giratórios, os oponentes levantaram o públicos em Abu Dhabi, aos poucos, Felder passou a controlar o centro do octógono, e tomar a iniciativa dos golpes, mas Barboza era extremamente perigoso nos contra-golpes.


No segundo round, o ritmo permaneceu alucinante, os lutadores continuaram aplicando combinações de socos e chutes, Barboza acertou um forte chute giratório em Felder que soube defender muito bem. Na sequência, o brasileiro mudou a estratégia e levou o estadunidense para o solo, após algumas movimentações, o combate voltou a ser disputado em pé, mas com os lutadores já cansados, pouco conseguiram fazer até o final do round.


Na volta para a parte final da luta, Felder tentou ser mais agressivo, encurralando o brasileiro que mostrou tranquilidade para reagir as investidas do rival aplicando um soco e um chute giratórios extremamente perigosos. Demonstrando melhor condicionamento, o estadunidense seguiu caminhando para frente até o final do round, conseguindo também aplicar uma quantidade maior de golpes em Barboza.



Foto: Getty Images

No final, os árbitros deram a vitória para o estadunidense Paul Felder por decisão dividida, que agora soma dezessete triunfos na carreira, já são duas vitórias consecutivas no UFC. Em contrapartida, o brasileiro Edson Barboza vive momentos de grande dificuldade na organização, com esta derrota já são oito revezes nos último dezoito combates, o que o distancia ainda mais da disputa pelo cinturão da categoria peso-leve.


Nas disputas válidas pelo card preliminar, algumas lutas terminaram de forma espetacular, com destaque para o peso-leve Ottman Azaitar que venceu o finlandês Teemu Packalen por knockout ainda no round inicial.


Agressivo desde os primeiros segundos do combate, o marroquino neutralizou o jogo de seu adversário, aplicando diversos golpes perigosos em Packalen. Na metade do round, Azaitar partiu para definir a luta, com um boa sequência, acertou um potente cruzado de direita, derrubando o rival que já caiu desacordado.


Com a vitória, o marroquino Ottman Azaitar alcançou a marca de doze triunfos na carreira e segue invicto, já o finlandês Teemu Packalen, com esta derrota, chegou a três revezes como profissional, ratificando seu mal momento dentro da organização.



Foto: Getty Images

Outro knockout que marcou a noite em Abu Dhabi foi aplicado pelo russo Muslim Salikhov que venceu o francês Nordine Taleb ainda no primeiro round, em luta válida pela categoria peso meio-médio.


Nos primeiros movimentos da luta, o equilíbrio foi total, os dois lutadores buscando combinações de socos para tentar desestabilizar o rival. Taleb ainda tentava acertar o oponente com chutes, mas já nos segundos finais do round, Salikhov partiu para o ataque e com uma boa sequência de socos, acertou um potente cruzado, derrubando o adversário imediatamente.


Muslim Salikhov que venceu treze das últimas quatorze lutas, agora tem quinze vitórias como profissional. Em Contrapartida, o francês Nordine Taleb passa por um momento muito inconstante na carreira, são cinco derrotas nas últimas dez lutas no Ultimate.


OUTROS RESULTADOS DO UFC 242


CARD PRINCIPAL:

Islam Makhachev venceu Davi Ramos por decisão unânime;

Curtis Blaydes venceu Shamil Abdurakhimov por knockout no 2º round;

Carlos Diego Ferreira venceu Mairbek Taisumov por decisão unânime; por decisão unânime.


CARD PRELIMINAR:

Joanne Calderwood venceu Andrea Lee por decisão dividida;

Zubaira Tukhugov e Lerone Murphy empataram;

Sarah Moras venceu Liana Jojua por knockout no 3º round;

Belal Muhammad venceu Takashi Sato por finalização no 3º round;

Omari Akhmedov venceu ZAk Cummings por decisão unânime;

Don Madge venceu Fares Ziam por decisão unânime.

© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud