• filipeq09

CAMPEÃO MUNDIAL PELO SÃO PAULO, GRAFITE COMPLETA 40 ANOS

Foto: Divulgacao / UOL

Ednaldo Batista Libânio, ou simplesmente Grafite. Artilheiro, ele marcou história no futebol e disputou uma Copa do Mundo, em 2010, na qual entrou em uma partida apenas, diante de Portugal, no lugar de Luís Fabiano nos instantes finais. Nessa terça, dia 2 de abril, o ídolo do São Paulo e Wolfsburg-ALE fez mais um aniversário, completando 40 anos de bons desempenhos e uma história de vitórias e títulos.


Pelo clube alemão Grafite marcou 59 gols e ajudou na conquista inédita do Campeonato Alemão, na temporada 2008/2009, edição em que foi artilheiro. Mas foi pelo São Paulo, três anos antes, que o atacante ganhou fama e foi conhecido pelo Mundo. Em 2005, o clube disputou a Libertadores da América e faturou seu terceiro título na história e Grafite estava lá, formando parte do elenco vencedor. No Mundial de Clube do mesmo ano, mais uma vez São Paulo e Grafite foram condecorados com um troféu, o que credenciou o centro-avante como ídolo da torcida.


Porém na temporada anterior o clima era outro. Ednaldo fez o seu trabalho: marcar gols. Mas um deles foi polêmico. Não pelo lance em si, mas por esse tento, diante do Juventus, ter beneficiado o Corinthians – maior rival do tricolor – no Paulistão 2004 (com o resultado adverso do São Paulo o alvinegro paulista cairia de divisão pela primeira vez no torneio estadual). É claro que Grafite não errou, cumpriu com seu dever e agiu como atleta profissional e responsável, recebendo para fazer o que foi designado, só que como sabemos, a torcida não perdoa, pois é movida a paixão e rivalidade.


O jogador, que iniciou a carreira pela Matonense em 1999, também teve passagens breves por Ferroviária, em 2001, Santa Cruz em 2002 e 2015, Athletico-PR (2017), além de atuar pelo Grêmio no ano de 2002 e ter disputado competições por outros clubes internacionais. Encerrou sua carreira em 2018, quando havia retornado ao Santa Cruz para a sua terceira passagem em solo pernambucano (sem muito sucesso).


Não dá para considera-lo um grande craque da história do futebol brasileiro, no entanto ele certamente é e será sempre conhecido como um atleta eficiente e bem disposto. Fazedor de gols, o multi campeão já tem seu espaço na galeria dos maiores vencedores do esporte. Parabéns, Grafite!

© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud