• Leonardo Cruz

CLASSIFICAÇÃO GARANTIDA!


Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo empatou com o Peñarol pelo placar de 0x0 e garantiu classificação para as oitavas de final da Conmebol Libertadores. O jogo foi realizado no estádio Campeón Del Siglo, localizado na cidade de Montevidéu.


Com direito a sofrimento até o último minuto, o Flamengo garantiu a primeira colocação do grupo D com 10 pontos, mesma pontuação da LDU, que venceu o San José por 4x0 e ficou em segundo lugar.


Na primeira etapa, o Mengão conseguiu evitar a pressão dos uruguaios e ainda criou várias oportunidades para abrir o placar, logo no minuto inicial, Gabriel recebeu ótimo passe de Arrascaeta e livre, dentro da área chutou a bola para fora. Aos 7 minutos, o uruguaio Brian Rodríguez arriscou um forte chute de fora da área, a bola passou muito perto do gol do goleiro Cesar. Algumas outras oportunidades foram criadas pelas duas equipes, mas sem levar muito perigo aos goleiros e o primeiro tempo terminou empatado.


O segundo tempo começou com o mesmo ritmo da etapa anterior, o Peñarol tentando partir para cima do Flamengo, mas sem levar grande perigo. Aos 9 minutos, Gabriel recebeu bom passe de Everton Ribeiro, mas parou no goleiro uruguaio. A resposta do Peñarol veio aos 15 minutos, Viatri recebeu cruzamento pela esquerda, mas furou na hora da finalização.


A situação do Flamengo complicou aos 18 minutos, quando o lateral Pará foi expulso. A partir deste momento, os donos da casa aumentaram a intensidade no jogo e criaram mais oportunidades, aos 24 minutos, González recebeu cruzamento e na hora do chute, a bola desviou e foi para fora.


Mesmo com um jogador a mais em campo, o Peñarol não conseguia criar grandes chances para abrir o placar, e para piorar a situação dos donos da casa, o Flamengo ainda continuava a desenvolver boas jogadas. Já nos acréscimos, Vitinho recebeu passe em velocidade e na frente do gol, chutou a bola em cima do goleiro uruguaio.


Com o término da partida, o árbitro deu um cartão vermelho para o jogador Giovanni González do Peñarol. Agora com a eliminação, o time uruguaio volta toda sua atenção para o campeonato local, no domingo joga contra o Nacional.


Já o Flamengo, vai ter que aguardar o sorteio que será realizado pela Conmebol para saber qual equipe terá que enfrentar nas oitavas de final. Com a terceira colocação no grupo, o Peñarol garantiu vaga para disputar a Copa Sul-Americana.