• Bruno Nunes

COMITÊ ORGANIZADOR DIVULGA O CALENDÁRIO DO VÔLEI NOS JOGOS OLÍMPICOS


Foto: Reprodução/Twitter FIVB
Foto: Reprodução/Twitter FIVB

Faltando cerca de três meses para o início do torneio classificatório para as Olimpíadas de Tóquio 2020, a expectativa para o início do Vôlei nos jogos cresce à medida em que são divulgadas as datas e horários das disputas, tanto no feminino quanto no masculino. A cerimônia de abertura do torneio será no dia 24 de julho e apenas um dia depois a bola de vôlei começa a subir nas quadras às 9h, no horário local.


Os jogos de Vôlei serão disputados na arena Ariake, com capacidade para 15 mil espectadores. Em cada gênero serão 12 equipes, os seis primeiros surgirão dos torneios de qualificação intercontinental a serem realizados no final deste ano (2 a 4 de agosto para as mulheres e 9 a 11 de agosto para os homens), enquanto as cinco vagas restantes (um por confederação continental) serão distribuídas pelos torneios continentais de qualificação, de 6 a 12 de janeiro do próximo ano. O japão já possui vaga assegurada por ser o país anfitrião.


“Estamos todos ansiosos para os Jogos de Tóquio, quando esperamos que o vôlei repita o enorme sucesso da Rio 2016. O vôlei teve suas arenas lotadas, apresentou um novo espetáculo para os torcedores e foi o esporte mais visto pela televisão em toda a Olimpíada. É uma enorme motivação para que quatro anos depois nossa modalidade se supere e faça torneios ainda melhores”, destacou Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).


A disputa masculina começa no dia 25 de julho e segue até o dia 8 de maio, data da final e da disputa pelo bronze. Já no feminino a bola sobe pela primeira vez no dia 26 de julho com as finais marcadas para o dia 9 de agosta.