• leandrocontato1251

CURIOSIDADES DOS CARROS DE FÓRMULA ONE.

A matemática dos carros de Fórmula 1.


Muitos se perguntam o porquê dos carros de corridas ser muito distintos dos carros de passeios, e a resposta é simples. As principais diferenças começam pela alta velocidade durante a temporada , os carros de Fórmula 1 conseguem atingir em poucos segundos a 300 km/h, além da altura do solo com o carro que permite maior aderência na pista, o consumo de combustível em alta cilindrada , quanto maior a potência, maior o consumo, enquanto a maioria dos carros de passeios o mais comum é chegar a potência de 2.0 em desempenho de seu motor.

Outra diferença é que os carros de corrida são voltados para alta tecnologia, o objetivo é sempre alcançar velocidade tanto no projeto interno como na aerodinâmica e no formato dos carros. A velocidade é extremamente agressiva, pensando em maior segurança os engenheiros investiram em algumas peças como, difusor, placas externas, defletores laterais, e os aerofólios traseiro que permite segurar o carro evitando capotamento durante o circuito, seja na curva ou na reta criando downforce que empurra o carro no sentido do solo.

Os pilotos e engenheiros pensam a todo instante como melhorar o carro seja na curva ou na reta, a pressão dos pneus, aerodinâmica, peças internas, externas, o equilíbrio da força e resistência do ar entre outros.

O downforce é ideal para as curvas pois mantém o trajeto correto durante as manobras, já nas retas é menos utilizado em virtude do carro estar em uma força descendente que será menos exigido a força 4G.

O aerofólio serve para testar a resistência do ar em movimento do carro atingindo maior qualidade na velocidade sem cair uma grande queda de desempenho, outra situação é a regulagem das asas, assoalho que permite ser um carro competitivo.

Enquanto os de passeios, são pensados e projetados para rodar na cidade, seja com o motor, o formato do carro que inclusive alguns modelos utilizam aerofólios, retrovisores, potência dos cavalos(cilindradas). Com a média de velocidade em 60 km/h em seu dia- dia, trazendo conforto e agilidade em seus conceitos seja na metrópole, no campo, nas estradas e rodovias. É o projeto pensando com finalidade de conforto e custo benefício não apenas na velocidade como é na Fórmula 1.

Independente da categoria desde automóveis até categorias esportivas, os engenheiros sempre se superando em projetos, pensando na maior qualidade, em prol de um objetivo de acordo com a categoria.