• leandrocontato1251

CURIOSIDADES DOS VOLANTES DOS CARROS DE FÓRMULA 1.


Muitas pessoas já notaram o quanto de botões há no volante dos carros da fórmula 1, e cada botão existe uma funcionalidade diferente para cada tipo de situação, trecho, estratégia ou momentos específicos que exige dos pilotos uma atenção em especial.

Algumas equipes utilizam diversas opções funcionais, outras escuderias optam por deixar o painel mais enxuto, mas nem por isso deixa de ser menos complicado.

A maior complexidade está no ato de o piloto ter que configurar seu painel com até 40 botões, em momentos específicos, enquanto se concentra na pista a mais de 300 km/h, com trechos sinuosos e extremamente rápidos exigindo atenção redobrada.

É muito importante que os pilotos tenham grande percepção no desempenho do carro, para utilizar em momentos certo, garantindo alguns milésimos de segundo a mais, claro também á um grande desenvolvimento tecnológico nos painéis gerando conforto e complexidade. Listamos alguns botões dentre diversos que existem na fórmula 1.

N coloca o carro ponto morto ou utilização de ré.

Left gear paddle -diminui uma marcha.

B- Ativa o sistema de recuperação de energia a partir do movimento.

Oil- ativa suplemento de óleo no tanque.

Dial- permite configurar funções a partir da pressão em momentos específicos.

Pl- Quando pressionado, evita que o carro ultrapasse de 100 km/h, velocidade máxima no pit stop.

R- ativação do rádio para o piloto se comunicar com a equipe.

D- libera água para o piloto tomar durante a corrida.

Listamos alguns botões, mas existem vários outros, porém durante a corrida além da percepção é fundamental o conhecimento que facilita o uso de recursos atenuando risco de vida e preparo físico pois os pilotos são submetidos a força 4G durante os circuitos.


crédito da foto - Mercedes