• Leonardo Cruz

DEFESA SÓLIDA: UM DOS SEGREDOS DE UM CORINTHIANS VENCEDOR


Foto: Ana Canhedo

Dono da melhor defesa do Brasileirão com apenas nove gols sofridos em dezessete jogos, ao longo da última década, o Corinthians vem se notabilizando como uma equipe que possui forte consistência defensiva.


Esta identidade começou a ser criada no ano de 2008 com a chegada do técnico Mano Menezes, que assumiu um time no fundo do poço após o rebaixamento no Brasileirão do ano anterior. Com a ajuda do então auxiliar técnico Fábio Carille, reestruturou completamente a equipe, dando total prioridade a organização do sistema defensivo.


Hoje, dez anos após a inserção dessa filosofia no estilo de jogo do Corinthians, a identidade permanece muito forte, mesmo após a saída de Mano Menezes em 2010 para assumir o comando técnico da Seleção Brasileira, o estilo de jogo se manteve e na maior parte das temporadas com extremo êxito, culminando na conquista de diversos títulos.


Neste período, alguns treinadores que possuem outras características de montagem de equipe chegaram a trabalhar no Corinthians, como Oswaldo de Oliveira, Cristóvão Borges, Jair Ventura e Adílson Baptista, mas nenhum deles conseguiu modificar este DNA implantado no Timão em 2008. Aliás, estes técnicos citados acima além de contribuir pouco ou praticamente nada para o progresso do alvinegro, fracassaram em um curto espaço de tempo.


O técnico Tite, atual treinador da Seleção Brasileira, que assumiu o comando do Corinthians em 2010, após a saída de Adílson Baptista, não só manteve esta vitoriosa estrutura de jogo implantada por Mano, como aprimorou esta filosofia, e os resultados não demoraram a aparecer. Campeão brasileiro em 2011, da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, Paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013, o Timão também ostentou com orgulho o título de ter a defesa menos vazada nas edições de 2011, 2013 e 2015 do Campeonato Brasileiro, com 36, 22 e 31 gols sofridos respectivamente.


Um dos responsáveis por este sistema defensivo sólido ao longo dos anos ao lado de Mano Menezes e Tite foi Fábio Carille, que foi efetivado como técnico em 2017. Com isso, o Corinthians manteve sua linha de trabalho e, conseguiu repetir o sucesso de outrora, conquistando títulos e repetindo a façanha de ter a defesa menos vazada do Brasileirão, desta vez com 30 gols sofridos em todo o campeonato .


Em outras temporadas, mesmo não tendo a defesa menos vazada do Brasileirão, o Corinthians manteve a média com bons números, estando sempre entre os dez melhores no quesito gols sofridos.


Este estilo de jogo do Corinthians é muito criticado pela imprensa e torcedores, talvez pelo fato de não ser um futebol vistoso, ofensivo, em alguns momentos chega a ser até feio de se ver, mas inegavelmente é eficiente. Nesta última década, o Timão se consolidou como uma das equipes mais vitoriosas do futebol brasileiro e este período glorioso tem total ligação com esta proposta de jogo implantada por Mano Menezes em 2008 e, que Tite e o atual técnico Fábio Carille deram continuidade ao longo desses últimos anos.

© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud