• Vinicius Rodrigues

DOIS PONTOS QUE PODEM FAZER FALTA


Foto: Gazeta de Alagoas


Mais uma vez será colocado à prova o plantel do Palmeiras. O Verdão que teve um período de 9 dias de treinamento após a eliminação no campeonato regional, agora terá uma agenda apertada. A equipe comandada por Felipão irá de dividir entre Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, a equipe irá disputar 10 jogos em apenas 45 dias.


Hoje o Palmeiras foi até Maceió com uma equipe alternativa e ficou apenas no empate com o CSA, equipe recém-promovida da série-b, o resultado deixou Felipão bastante insatisfeito, principalmente com o gol tomado pela zaga do Verdão. Por mais que esteja em um início de campeonato, o Alviverde já provou do próprio veneno que pontos desperdiçados com equipes tecnicamente abaixo e que certamente irão brigar para não cair, podem fazer falta na reta final.


“Tomamos um gol em que nós somos muito fortes e não tomamos gol assim. Por isso acho que os dois pontos perdidos nesse tipo de jogada me deixa irritado.” Disse Luís Felipe Scolari


Felipão tem motivos para está irritado, o Palmeiras abriu o placar logo aos 9 minutos de jogo após boa troca de passes, Raphael Veiga fez um golaço. Com um placar favorável o Verdão ficou a vontade no jogo, criava suas oportunidades mas na hora de decidir tinha Jordi que fez pelo menos duas/três intervenções antes do intervalo.


Já no segundo tempo o panorama do jogo não mudou o Alviverde era melhor, criava as melhores chances mas não liquidava a fatura, a velha história do futebol se repete o CSA chega ao gol de empate após um rebate, rebate na área do Verdão. Com a igualdade no placar o Palmeiras foi pra cima mas Jordi fechava o gol para os alagoanos, o goleiro foi o responsável por manter o placar até o final da partida, a torcida comemorou bastante o resultado, o CSA somou seu primeiro ponto no campeonato, já o Palmeiras chega aos 4 pontos em duas rodadas.


PONTOS QUE PODEM FAZER FALTA


Uma tese que nada mais nada menos que Pep Gurdiola mantém, é o bom início de campeonato, o treinador já faturou 7 títulos nacionais por 3 clubes diferentes, conhece como ninguém competições de pontos corridos.


Para o Palmeiras é de extrema importância começar bem às primeiras rodadas, se olharmos os últimos 3 campeonatos o Verdão foi campeão duas vezes e ficou com o vice em outro, em 2016 por exemplo até a oitava rodada o Palmeiras somou 16 pontos e teve um aproveitamento de 79%. A equipe conquistou o campeonato também tendo um aproveitamento muito bom nas últimas rodadas, até superior do que as iniciais.


Já em 2017 quando a equipe ficou com o você-campeonato, o Verdão teve o seu pior rendimento apenas 48% nas oito primeiras rodadas, o campeão deste ano que foi o Corinthians no mesmo trecho da competição obteve 88% dos pontos disputados.


Em 2018 o Alviverde começou o campeonato oscilando também, não foi muito bem nas rodadas iniciais mas conquistou cerca de 60% dos pontos disputados até a oitava rodada, número até que expressivo. Mas o que foi determinante para a conquista do Brasileirão ano passado foram as rodadas finais, o Verdão manteve um nível muito alto, não é atoa que tem uma série longa invicta no campeonato nacional.