• Vinicius Rodrigues

ELENCO ATUAL DESBANCANDO A ERA DA ACADEMIA


Foto: César Greco


O Palmeiras após vencer o Atlético-Mg no último domingo no Mineirão, chegou a expressiva marca de 27 jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, superando a era do Ademir da Guia em 72/73, time que foi bicampeão do torneio.


Para alcançar este número existem muitas virtudes no atual elenco, muitos enxergam o Palmeiras com uma equipe que não gosta da bola, mas olhando e estudando os dados de 26 das 27 partidas na qual o Verdão não sabe o que é ser derrotado, em 14 delas o Alviverde teve mais posse de bola que o seu adversário, ou seja, mais da metade.


Um destes jogos foi contra o Botafogo ano passado no Allianz Parque, quando a equipe de Felipão teve 67,5% da bola em seus pés e venceu por 2 a 0, outro jogo que devemos citar e relembrar neste percurso foi na vitória por 3 a 2 também no seu estádio contra o Santos, quando a equipe teve apenas 37% de posse de bola e mesmo assim conseguiu o triunfo.


O Palmeiras consegue em média trocar cerca de 340 passes por jogo, sendo 301 deles com precisão e apenas 39 errados. Números que nos permite dizer que as jogadas verticais é muito utilizada por este elenco. Já na campanha deste ano na goleada contra o Fortaleza o Palmeiras teve 52% de posse de bola, ja na vitória contra o Internacional a equipe consegui ter a bola nos seus pés em apenas 40% do jogo mas também conseguiu sair com os 3 pontos.


A pontaria também parece está aprimorada neste atual elenco, gols como os que foram feitos por Bruno Henrique no domingo é um dos repertórios desta equipe, que neste período finalizou 352 vezes, dando em média 14 finalizações por jogo, dentro destes 27 jogos foram feitos 49 gols.


Como não citar a questão defensiva, já é de praxe equipes comandadas por gaúchos terem sistemas defensivos bem sólidos, não é diferente com o Palmeiras, os adversários levam pouco perigo contra o gol defendido pelos goleiros Alviverde, por jogo quem estiver na meta Palestrina precisa apenas fazer 2 ou 3 defesas por jogo, já que neste período as equipes adversárias finalizaram apenas 222 vezes contra o gol palmeirense.

O Verdão sofre apenas 1 gol a cada 20 tentativas, um número também bastante expressivo, vale ressaltar, que a dupla titular do último domingo formada por Gustavo Gomez e Luan não sabem o que é ser vazado já em torno de 1000 minutos, um número bem elevado.


Palmeiras que tem peças fundamentais que desequilibram, mas o conjunto tem sido importantíssimo para alcançar estes números, Palmeiras que avançou na Libertadores fazendo a melhor campanha na fase de grupos, com a melhor defesa e o melhor ataque. Atualmente é o líder do campeonato Brasileiro com a zaga menos vazada e no Brasil também detém está marca já que no ano de 2019 a equipe sofreu apenas 8 gols.


Este é o Palmeiras do Felipão, que sabe jogar e se adaptar dentro e fora de casa, time que para manter está marca rodou seu elenco, 30 atletas jogaram, superando o nervosismo, os estilos diferentes dos adversários, Palmeiras que se mantém predominante e entra firme para buscar todas as competições que ainda disputa neste ano.