• Rafael Itapetininga

inacreditável...


Foto postada por Reinier, logo após o corte da seleção brasileira.

No dia 14 de Outubro de 2019, os verdadeiros amantes do futebol presenciaram um dos maiores desserviços da história do futebol brasileiro. O Clube de Regatas Flamengo, vetou apresentação do atacante Reinier da seleção brasileira Sub-17, que está disputando o campeonato mundial em Brasília e Goiânia, que teve início no dia 26 de Outubro e será encerrado no dia 17 de Novembro.


O mais inacreditável foi que o clube havia feito um acordo de cavalheiros com a Confederação brasileira de futebol (CBF), que beneficiaria o próprio Flamengo. O acordo autorizava que o jogador do Flamengo e Thalles Magno (Vasco da Gama) se apresentassem a Granja Comary após a data estabelecida para apresentação do grupo brasileiro, mesmo assim, tomou esta atitude lamentável.


Respaldo pela FIFA, o clube alegou a não obrigatoriedade de liberação de atletas para seleções de base, considera uma medida legal e, chegou a entrar com uma medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com o temor da possível perda de pontos na partida entre Fortaleza x Flamengo.


O artigo que o clube poderia ser enquadrado é o 214, do Código brasileiro de Justiça Desportiva, que diz..."Incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".


Inexplicavelmente a quem defenda a atitude do clube, citando outros casos de dispensa, como o de Rodrygo ex-jogador do Santos Futebol Clube que não se apresentou para o Torneio de Toulon realizado na França; porém temos que considerar a importância de um Mundial, ainda mas realizado no Brasil. Vale lembrar que o jogador do Vasco da Gama, Thalles Magno, se apresentou na data combinada, contestando qualquer tipo de argumentação favorável ao Flamengo.


A CBF fez a desconvocação do jogador Reinier por não ter se apresentado na data combinada e convocou Pedro Lucas (Grêmio) para o seu lugar. A nota triste foi que Reinier logo na rodada seguinte do Brasileirão - 19, entrou em campo contra o Fortaleza Esporte Clube e acabou fazendo o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo, culminando nos 3 pontos do Flamengo, e vem sendo escalado com frequência pela equipe rubro-negra.


O futebol perde, enquanto os clubes seguirem com esta mentalidade egoísta e retrógrada, o Hexa fica cada vez mas distante, desde 2002 nosso melhor desempenho foi uma semi-final no vexatório 7 a 1, é necessário união de todos os envolvidos no futebol brasileiro. Parabéns ao Vasco da Gama pela atitude. Vamos juntos, pra frente Brasil. Salvem a seleção...