• Igor Pereira

LIBERTADORES: BRASILEIROS EM BUSCA DO TÍTULO


Créditos: Divulgação CONMEBOL

Hoje será um texto em um modelo diferente, dos 7 brasileiros que estão na disputa do maior título da América do sul, 6 já foram campeões, exceto o Athletico-PR.


O foco de hoje é falar sobre o clube brasileiro que está a mais tempo sem ganhar a Libertadores da América, o Flamengo, que desde 1981 onde conquistou o seu primeiro e único título, não conseguiu vencer mais.


Em 2019 completa 38 anos dessa conquista fantástica do Flamengo de Zico, Adílio e Júnior, era o grande favorito e não decepcionou, bateu o Cobreloa-CHI em uma final de 3 jogos, onde o clube chileno terminou a 3° partida com 8 jogadores em campo, diante da tamanha violência que ocorreu no jogo, que foi disputada em campo neutro após o Rubro-Negro carioca vencer o primeiro jogo no Maracanã por 2 a 1, e no Chile perder por 1 a 0. No 3° jogo o Flamengo fez um ótimo jogo, onde Zico, mais uma vez desequilibrou. O galinho fez os dois gols da vitória por 2 a 0, que rendeu ao clube carioca o título inédito da Copa Libertadores.


E para coroar um ano perfeito o Flamengo foi campeão do Mundial interclubes, vencendo o Liverpool-ING por 3 a 0.


RETROSPECTO DO FLAMENGO NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA LIBERTADORES


A regularidade negativa do time na Libertadores impressiona nos últimos anos. Com o somatório de campanhas vexatórias o rubro-negro já caiu na fase de grupos em cinco das 13 participações, um aproveitamento de aproximadamente 38,4%.


1981 - Campeão

1982 - Semifinal

1983 - Fase de grupos

1984 - Semifinal

1991 - Quartas de final

1993 - Quartas de final

2002 - Fase de grupos

2007 - Oitavas de final

2008 - Oitavas de final

2010 - Quartas de final

2012 - Fase de grupos

2014 - Fase de grupos

2017 - Fase de grupos 

2018 - Oitavas de final


Na edição desse ano da Libertadores, o Flamengo após um investimento altíssimo, espera conquistar o torneio e pintar a América mais uma vez de rubro-negro.


CONFRONTOS DOS BRASILEIROS


Pois bem, a fase de grupos inicia na terça-feira, 05/03, com dois brasileiros fazendo sua estreia, Flamengo e Athletico-PR visitam San Rose-BOL e Tolima-COL, respectivamente.


Já na quarta-feira o Internacional joga contra Palestino-CHI, o Grêmio visita o Rosário Central-ARG, o Palmeiras vai à Colômbia para enfrentar o Júnior Barranquilla e o Atlético-MG pega o Cerro Porteno-PAR, o Galo é o único brasileiro que vai jogar em casa na primeira rodada da fase de grupos.


Na Quinta-Feira para fechar a primeira rodada, o Cruzeiro visita o Huracán-ARG.


Pela disputa do título os times brasileiros não vão ter vida fácil, Boca Juniors e River Plate sempre dão trabalho, o Internacional e o Athletico-PR vão sentir na pele, pois os dois carrascos argentinos não vão dar moleza.


Após um alto investimento, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, entram como favoritos na competição. Internacional, Athletico-PR e Atlético-MG estão como francos atiradores, e buscam fazer bons jogos para chegar longe no torneio.