• Igor Pereira

LIBERTADORES: CORRIDA PELO TÍTULO COMEÇA


Divulgação: CONMEBOL

Mesmo sendo um pouco cedo para falar sobre favoritismos na competição, para alguns times a primeira rodada é o ponto de partida, pois caso o time comece mau terá que correr atrás do prejuízo e ainda contar com a pressão da torcida.

Para quem começa jogando fora de casa, no caso dos Brasileiros (exceto o Atlético-MG) que jogou em casa e,  de alguns times sul-americanos considerados favoritos ao título, é a oportunidade de começar bem e somar pontos na casa dos adversários do seu grupo.

Pois bem, o Flamengo visitou o San José-BOL na última terça 05/03 na altitude de mais de 3.500 metros, e venceu não só o time boliviano, mas também  as dificuldades de  jogar por lá, conseguiram 3 pontos para Brasil. Assim o Flamengo eliminou o fator altitude dos problemas e após essa vitória vai jogar as próximas 3 partidas do grupo em casa, ou seja, expectativa de 9 pontos, haja vista, que o time rubro-negro tem o elenco mais forte do grupo.

Também na terça o Atlhetico-PR visitou o Tolima-COL e perdeu por 1 a 0 e começou atrás na corrida pelo título da Libertadores, e está na última colocação do grupo. O time paranaense é o atual campeão da copa sul-americana e tem totais condições de se classificar, o jogo contra os colombianos já era de se esperar que fosse difícil, ainda mais em um grupo onde também tem o Boca Juniors. O time brasileiro ainda tem mais 5 jogos para recuperar sendo 3 em casa na Arena da Baixada onde o time é muito forte.

Já o verdão foi até a Colômbia enfrentar o Júnior Barranquilla, outro adversário catimbeiro, mas que o Palmeiras soube lidar muito bem nesta semana, o retrospecto contra os colombianos já era bom, na Libertadores do ano passado venceu seus dois jogos sem preocupação, na quarta-feira venceram novamente pelo placar de 2 a 0 e como já era de se esperar o time alviverde larga na frente em busca do tão sonhado troféu.

O Grêmio enfrentou o Rosário Central-ARG lá na Argentina e conseguiu um empate importante fora de casa, não foi o esperado mas não perder na estreia já é importante, em um grupo que tem times chatos de se enfrentar.

Outro time que também foi para a Argentina foi o Cruzeiro, visitar o Huracán-ARG e saiu com os 3 pontos, vitória importante da raposa assumindo assim a liderança do seu grupo.

O Internacional também levou os 3 pontos para o Brasil, no seu grupo também tem um carrasco argentino, o River Plate. A vitória importante sobre o Palestino-CHI deixou os gaúchos na ponta da tabela, tendo um início muito bom.

A única notícia não tão boa dessa primeira rodada da Libertadores foi com o Atlético-MG que foi o único dos brasileiros que jogou sua primeira partida em casa, Mineirão lotado, pressão da massa atleticana, o galo procurando muito mais o jogo, mas quem fez o gol foi o Cerro Porteno-PAR, nem sempre quem tem mais posse de bola acaba vencendo, foi o que aconteceu o time paraguaio venceu a partida por 1 a 0. O galo terá que correr atrás do prejuízo nas partidas fora de casa.

INÍCIO DOS ARGENTINOS


Os carrascos argentinos River Plate e Boca Juniors, só ficaram no empate nessa primeira rodada. Os Xeneizes empataram em 0 a 0 contra o Jorge Wilstermann-BOL lá na Bolívia, já o River empatou com o Alianza Lima-PER  por 1 a 1 jogando lá no Peru.

A análise geral foi que alguns Brasileiros considerados favoritos mostraram que vão vir fortes na Libertadores, alguns deslizes ocorreram, assim como os Argentinos citados acima também vacilaram. O importante é que os brasileiros façam uma boa fase de grupo para chegar forte nos mata-matas.