- Bruno Nunes
LUCIANO DO VALLE, OU MELHOR, LUCIANO DO VÔLEI

Poucas pessoas até hoje fizeram tanto por um esporte quanto Luciano do Valle fez pelo voleibol no Brasil, nos anos 80, Luciano impulsionou a modalidade atuando como empresário e promovendo inúmeros campeonatos que apresentaram o esporte para o torcedor brasileiro, até então pouco familiarizado com o vôlei. Em 1983, o locutor foi o grande organizador da histórica partida entre Brasil x URSS em pleno Maracanã, jogo que até hoje possui o recorde de público da modalidade com quase 96 mil pessoas. O Brasil venceu a partida por 3 sets a 1 parciais de 14/16, 16/14, 15/7 e 15/10.
Como locutor, Luciano narrou momentos importantes do vôlei brasileiro como a conquista do ouro olímpico no ano de 1992 em Barcelona, a primeira da nossa seleção masculina. Hoje o Brasil é uma potência mundial da modalidade e muito disso passa pela determinação de Luciano em transformar um esporte pouco conhecido em um dos mais praticados do país, tanto que recebeu o apelido de “Do Vôlei”.
Luciano do Valle Queiroz morreu no dia 19 de abril de 2014, vítima de um infarto sofrido durante um voo para Uberlândia-MG, onde transmitiria o jogo entre Atlético-MG x Corinthians válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Seu legado até hoje é lembrado e reverenciado por atletas, jornalistas e torcedores.