• Leonardo Cruz

MAIS UM DESAFIO PARA O CAMPEÃO


Foto: UFC Divulgação

O campeão e polêmico Jon Jones já tem data para retornar ao octógono, será no dia 06 de julho, em Las Vegas-EUA contra um rival extremamente perigoso, o brasileiro Thiago Marreta, adversário este, que Mike Winkeljohn, treinador de "Bones" diz ser assustador, pois não terá nada a perder nesta luta. Este duelo vale o título da categoria dos pesos meio-pesados do UFC.


Jones viveu momentos de grande instabilidade fora do octógono nos últimos anos, diversos problemas pessoais influenciaram negativamente sua brilhante carreira no mundo das lutas, reconhecidamente por todos, inclusive por seus rivais como um dos maiores lutadores da história do MMA, o estadunidense coleciona polêmicas como o processo por se envolver em um acidente de trânsito em Las Vegas em 2015, neste episódio, fugiu do local sem prestar socorro a uma gestante que dirigia o veículo em que o lutador bateu. Aliás, à época, o campeão chegou a ficar preso, e foi sentenciado a 18 meses de liberdade condicional por um Tribunal Distrital, localizado em Albuquerque, no Novo México-EUA.



Foto: Getty Images

Outros problemas que viraram rotina na vida de "Bones" ao longo dos últimos anos, têm relação com o alcoolismo e com as drogas, que já ocasionaram severas punições esportivas ao atleta após ser flagrado mais de uma vez em exame anti-doping. Uma dessas punições foi perder o cinturão de campeão de sua categoria após vencer Daniel Cormier por knockout no UFC 214 realizado em 2017.


Dono de uma técnica invejável e por muitas vezes comparado a Anderson Silva que é considerado o maior lutador de MMA de todos os tempos, Jon Jones jamais foi nocauteado ou finalizado, sua única derrota foi por desclassificação após dar cotoveladas ilegais em Matt Hamill em luta realizada no ano de 2009.


Ao longo desses últimos anos, Jon Jones já derrotou grandes nomes do mundo do MMA, como Vitor Belfort, Maurício Shogun, Lyoto Machida e Rashed Evans. Lutas em que pôde demonstrar tudo o que é capaz, com uma variação de golpes incríveis e domínio absurdo sobre seus adversários. Dentre todos estes oponentes, inegavelmente, Daniel Cormier se tornou seu maior rival, declarações polêmicas e duas lutas memoráveis marcam a história deste confronto. Jones saiu vencedor nas duas oportunidades, inclusive com um knockout espetacular no segundo encontro, mas mesmo com estes triunfos, o campeão declara abertamente que sem sombra de dúvidas, "DC" foi seu adversário mais duro e perigoso.


Após este último período de suspensão, os amantes das lutas e admiradores do atleta Jon Jones, tiveram a oportunidade de ver o campeão em ação em duas oportunidades, em dezembro, Jones venceu o sueco Alexander Gustafsson com um knockout no terceiro round. Três meses depois, "Bones" enfrentou Anthony Smith e mais uma vez saiu do octógono com uma vitória incontestável.



Foto: UFC Divulgação

O adversário que Jones irá encontrar em julho é extremamente perigoso, Thiago Marreta venceu oito das últimas nove lutas que fez em sua carreira profissional e é um dos lutadores que mais vem crescendo dentro da organização. Em sua última luta, Marreta venceu o polonês Jan Blachowicz por knockout e impressionou a todos pela forma contundente em que construiu este triunfo, se credenciando imediatamente a disputar o cinturão da categoria dos meio-pesados.


Os Fãs de Jon Jones aguardam ansiosamente mais esta luta deste fenômeno e torcem para que ele deixe para trás todos os problemas que atingiram de forma direta sua brilhante carreira e utilize estes erros como aprendizado para que seu futuro seja totalmente diferente. A luta contra Marreta não será nada fácil, o brasileiro é um lutador com grande destaque e prestígio na divisão dos meio-pesados e irá exigir que Jones esteja com suas habilidades bem apuradas para não ser surpreendido.


Uma coisa é certa, a noite do dia 06 de julho será marcante, pois independente de quem sair do octógono com o cinturão, com certeza teremos o privilégio de assistir uma das lutas mais aguardadas dos últimos anos no MMA.


UFC 239 - 06 de julho de 2019, em Las Vegas (EUA)

CARD PROVISÓRIO DO EVENTO:

Jon Jones vs Thiago Marreta Amanda Nunes vs Holly Holm

Jan Blachowicz vs Luke Rockhold

Jorge Masvidal vs Ben Askren

Gilbert Melendez vs Arnold Allen

Sean O’malley vs Marlon Vera

Edmen Shahbazyan vs Jack Marshman

Diego Sanchez vs Michael Chiesa