• Luís Santana

MAIS UM MUNDIAL PARA A HISTÓRIA - PRÓXIMA PARADA: CHINA!


Na última quinta-feira (21), a seleção brasileira de basquete venceu a seleção das Ilhas Virgens por 104 a 80 pelas eliminatórias das Américas, e garantiu a vaga para a Copa do Mundo de Basquete da FIBA, que será disputada na China.


Foto: CBB

Junto ao Brasil, outras quatro seleções também já garantiram vagas para o Mundial: Argentina, Estados Unidos, Canadá e Venezuela. Restam duas vagas abertas pelas eliminatórias das Américas. Serão disputadas entre República Dominicana, Uruguai e Porto Rico. Inclusive, os dois últimos se enfrentam na noite dessa segunda-feira (25) às 21h30. Vale lembrar, que com a ida ao Mundial da FIBA na China, a seleção brasileira se classificou para todos os Mundiais da FIBA, que é disputado desde 1950. Feito raríssimo que apenas a seleção estadunidense se junta ao Brasil nesse seleto grupo.



Foto: FIBA

O Brasil vai à China em busca de seu terceiro título da Copa do Mundo de Basquete da FIBA, ou então, pelo menos voltar a disputar uma final, já que a nossa seleção não chega em uma decisão do Mundial há quase 49 anos. A última vez foi em 1970, quando a seleção perdeu a final para a anfitriã Iugoslávia. O outro vice-campeonato do Brasil, aconteceu em 1954, quando a seleção caiu diante dos criadores da modalidade, Estados Unidos, em território nacional, no Rio de Janeiro.

O bicampeonato do Mundial foi conquistado de maneira consecutiva. O primeiro título em 1959, que uma edição após o vice no Rio de Janeiro, conquistou o Mundial numa revanche contra os estadunidenses. Quatro anos mais tarde, em 1963, novamente tivemos um Mundial no Rio de Janeiro, mas dessa vez, a seleção brasileira levou a melhor, conquistou o título diante da seleção da Iugoslávia. Sim, a mesma que “se vingou” 7 anos mais tarde, em seus domínios.

A seleção faz parte do grupo F nessa segunda rodada das eliminatórias, e ocupa a terceira posição. Na noite dessa segunda-feira (25), o Brasil entra em quadra e enfrenta a seleção da República Dominicana, que necessita de uma vitória para não depender de outros resultados para se classificar para o Mundial. Já o Brasil, apesar de já ter garantido a sua vaga, com uma possível vitória hoje, garante a segunda posição do grupo.

O técnico da seleção, Petrovic, deu sua opinião sobre o jogo de hoje - “Já estamos classificados, mas essa partida contra a República Dominicana tem um valor imenso. Vou poder observar como os jogadores vão reagir a um ambiente hostil e com muita pressão. Para mim, será um jogo precioso e um teste muito importante, que também poderá ajudar a acabar com alguma dúvida que eu ainda possa ter”, afirmou o croata.


Palacio de los Deportes - Foto: Thierry Gozzer

Esse será o último compromisso da seleção principal masculina antes do Mundial na China, que começará dia 31 de Agosto e vai até dia 15 de Setembro. O jogo começa às 21h30, horário de Brasília e será realizado no Palácio de Los Deportes, em Santo Domingo na República Dominicana.

© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud