- Leonardo Cruz
MIOCIC VENCE CORMIER E RECUPERA O CINTURÃO DOS PESO-PESADOS

No último sábado (17/08), o croata Stipe Miocic recuperou o cinturão da categoria peso-pesado do UFC ao derrotar Daniel Cormier por knockout. A edição 241 da organização foi realizada em Anaheim, nos Estados Unidos. Em outro combate de grande repercussão, o brasileiro Paulo Borrachinha venceu por decisão unânime o cubano Yoel Romero.
Na luta principal do evento, Danier Cormier era considerado favorito e no primeiro round fez valer este status, controlou o ímpeto do oponente e nos minutos finais do round, com a disputa no solo, castigou Miocic aplicando duros golpes, e por muito pouco, não conseguiu o knockout.
Nos dois round posteriores, Cormier ainda demonstrou superioridade, principalmente nos vários momentos de franca trocação entre os lutadores, o croata por sua vez, aparentava certo cansaço e não conseguia impor seu estilo de luta, sendo pouco eficaz nas tentativas de levar o combate ao solo.
Na volta para o quarto round, Miocic se mostrou mais confiante e aos poucos conseguiu encaixar diversas combinações de golpes em Cormier que passou a aceitar mais as investidas do croata. Faltando pouco mais de um minuto para o final do assalto, Miocic foi mais contundente e encurralou o adversário aplicando uma série de socos até derrubá-lo e conseguir o knockout.
Com esta vitória, Stipe Miocic retoma o cinturão da categoria peso-pesado e chega ao décimo nono triunfo na carreira profissional. Já Daniel Cormier, acrescentou a segunda derrota em seu cartel, a primeira havia sido para Jon Jones, na categoria meio-pesado.

No co-evento principal da noite, Nate Diaz não deu chances ao seu compatriota Anthony Pettis e venceu por decisão unânime, em disputa válida pela categoria peso meio-médio. Desde os primeiros minutos do round inicial, Diaz imprimiu um forte ritmo, pressionando o adversário e conseguindo aplicar seu jogo com facilidade.
No segundo round, o ritmo do combate se manteve da mesma forma, Diaz que estava afastado dos octógonos há três anos, demonstrava excelente condicionamento físico que aliado sempre a uma boa combinação de socos, chutes e joelhadas, não permitia que Pettis o proporcionasse algum perigo.
Pettis demonstrou estar cansado no último round, o que facilitou ainda mais as coisas para Nate Diaz que em alguns momentos pressionou o ex-campeão contra a grade, aplicando diversas joelhadas. Nos minutos finais, Diaz conseguiu derrubar o adversário, tentou de todas as formas a finalização, mas não obteve êxito nas investidas.
Com a vitória, Nate Diaz retorna ao UFC em grande estilo e agora soma vinte triunfos na carreira. Em contrapartida, Anthony Pettis que vive momentos de instabilidade dentro da organização, sofreu sua sétima derrota nas últimas onze lutas disputadas.

Em luta eletrizante válida pela categoria peso-médio, o brasileiro Paulo Borrachinha venceu Yoel Romero por decisão unânime dos árbitros e agora sonha em disputar o cinturão da categoria.
No primeiro round, os dois lutadores partiram para o ataque, borrachinha chegou a derrubar o oponente após acertar um potente cruzado de esquerda. Recuperado do knockdown, Romero não se intimidou e balançou o brasileiro com um gancho. A luta era extremamente franca, com boas sequências de golpes dos dois lutadores.
Na volta para o segundo round, Borrachinha tentou controlar o centro do octógono, aplicava mais golpes, mas Romero absorvia bem as investidas do brasileiro. Nos minutos finais do round, o cubano cresceu no combate, chegando a conseguir a derrubada, mas sem obter sucesso na tentativa de finalização.
Romero levou muito perigo no último round, com boas combinações de jabs, colocou o brasileiro em situação delicada. Borrachinha por sua vez, buscava equilibrar a luta, acertando golpes na linha de cintura do rival. Nos minutos finais, os dois lutadores já demonstravam muito desgaste, o cubano chegou a levar a disputa para o chão novamente, mas sem conseguir modificar o resultado final do combate.
Com muitas vaias do público presente no “Honda Center”, Paulo Borrachinha foi declarado vencedor por decisão unânime, conquista sua décima terceira vitória e segue invicto na carreira profissional. Já Yoel Romero sofreu a terceira derrota em quatro lutas disputadas, a segunda seguida no Ultimate.
DEMAIS RESULTADOS DO UFC 241:
Sodiq Yusuff venceu Gabriel Benítez por knockout no 1º round;
Derek Brunson venceu Ian Heinisch por decisão unânime;
Khama Worthy venceu Devonte Smith por knockout no 1º round;
Cory Sandhage venceu Raphael Assunção por decisão unânime;
Drakkar Klose venceu Christos Giagos por decisão unânime;
Casey Kenney venceu Manny Bermudez por decisão unânime;
Hannah Cifers venceu Jodie Esquibel por decisão unânime;
Kyung Ho Kang venceu Brandon Davis por decisão dividida;
Sabrina Mazo venceu Shana Dobson por decisão unânime.