• Bruno Nunes

NA RETOMADA DA superliga, Minas vence o Praia e encosta no rival


 Foto:Divulgação/Dentil/Praia Clube
Foto: Divulgação/Dentil/Praia Clube

Para a alegria dos torcedores mineiros, a Superliga Feminina abriu a temporada do vôlei em 2019 com um jogão de bola entre Dentil Praia Clube e Minas Tênis Clube. O clássico estadual, válido pela décima rodada, foi emocionante até o final com a vitória do Minas sendo decidida no tie-break, parciais de 26/24, 17/25, 25/22, 23/25, 15/13.


O jogo foi realizado no último dia 4 em Uberlândia com grande presença dos torcedores do Praia Clube que encheram a Arena Praia. O primeiro set começou equilibrado com as duas equipes próximas no placar, mas em uma jogada de ataque, a central Fran, substituta de Fabiana, torceu o joelho esquerdo e teve que deixar a partida. Mesmo com a lesão de sua central, o Praia manteve o bom nível de atuação e deu até a impressão que iria fechar o primeiro set, mas no final, o Minas conseguiu salvar um set point e virar o jogo, fechando em 26 a 24.


O segundo set começou com muitos erros de saque, melhor no fundamento, o Praia Clube conseguiu abrir quatro pontos de vantagem fazendo 9 a 5. O time do Minas não soube ajustar seu ataque que parava constantemente no bloqueio do Praia. A equipe de Uberlândia soube aumentar o placar e manter a diferença até o final fechando em 17 a 25 e empatando a partida.


O time do Minas inicia melhor o terceiro set e abre 3 pontos de vantagem, mas com os ataques de Fernanda Garay o Praia reage, empatando a partida em 9 a 9. O jogo segue equilibrado com as duas equipes trocando pontos até o final. No momento decisivo o Minas soube errar menos fechando o set em 25 a 22.


No quarto set o Minas começou embalado, com Gabi e Gattaz virado todas, o time de Belo Horizonte abriu cinco pontos no placar fazendo 13 a 8. Mas como no terceiro set, Fernanda Garay começou a descer o braço incendiando a Arena Praia e equilibrando a partida. Com uma defesa encaixada e Garay virando todas, a equipe do Praia vence o quarto set por 25 a 22 levando a decisão para o tie-break.

O quinto e decisivo set começou equilibrado com as equipes disputando ponto a ponto até que as meninas do Praia se desconcentraram e cederam alguns pontos em erros de saque e desperdiçando alguns contra-ataques. Mesmo com a Garay chamando a responsabilidade, o Minas soube jogar melhor no final, e com um bloqueio em Michelle fechou o set em 15 a 13 e o jogo em 3 sets a 2.

Mesmo com a derrota o Praia Clube segue líder da competição, mas agora a diferença para o Minas, segundo colocado, é de apenas dois pontos, lembrando que o time de Belo Horizonte possui um jogo a menos. Na próxima rodada o Praia Clube encara o SESC-RJ no Rio de Janeiro às 21:30. Um pouco antes às 21:00 o Minas recebe o Curitiba Vôlei. Ambas as partidas serão disputadas no dia 11 de janeiro.