• Guilherme Amendola

NA VOLTA DO PAULISTÃO, SÃO PAULO GOLEIA O SÃO CAETANO EM NOITE DE ESTREIAS


Depois de 28 dias de paralisação e de várias reuniões entre o Ministério Público e a Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista voltou na noite deste sábado, onde o São Paulo recebeu o São Caetano pela fase de grupos da competição. As equipes que não conseguiram se preparar adequadamente para o Paulistão, devido ao calendário apertado por conta da pandemia, tiveram praticamente uma pré-temporada nesse período sem jogos.

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O técnico Hernán Crespo continuou com o seu sistema de três zagueiros (Arboleda, Bruno Alves e Léo), mas dessa vez com Igor Gomes no meio campo e Rojas fazendo dupla de ataque com Pablo, ambos substituindo os desfalques Gabriel Sara e Luciano, respectivamente. Do outro lado, o São Caetano de Wilson Júnior procurou se fechar em duas linhas de 4, tentando se recuperar do mau início de competição.


A primeira etapa da partida ficou marcada por um amplo domínio do tricolor paulista, que teve em torno de 77% de posse de bola, muitas finalizações, e boas oportunidades de gol. Aos 5 minutos, o time da casa já abriu o placar após vacilo da defesa do São Caetano que deu condição ao Arboleda que mandou para as redes aproveitando a finalização de Reinaldo.


O lateral esquerdo do São Paulo foi o destaque da partida, com outra assistência para Rodrigo Nestor abrir o 2 a 0, e com um belo chute que resultou no terceiro gol, após receber bom passe de Léo. As jogadas ofensivas do São Paulo ficaram concentradas no lado esquerdo, com boa participação do garoto Nestor e do Léo na saída de bola.


Aos 32, o São Caetano diminuiu com Guilherme num chute de longe, onde o goleiro Tiago Volpi falhou, espalmando para dentro do gol com a bola tendo ido em cima dele. Daniel Alves, que não tem um bom aproveitamento em bolas paradas, fez o quarto de falta para encerrar o primeiro tempo. Tirando o lance do gol tomado, o São Paulo sofreu pouquíssimos riscos na defesa.


Já no segundo tempo, houve uma queda no ritmo por parte da equipe paulista, porém ainda tendo o controle das ações com o goleiro são-paulino trabalhando pouco. Crespo tinha a disposição quatro novos contratados, mas optou por começar com eles no banco de reservas. Dois deles entraram para fazer suas estreias com a camisa tricolor: Éder e Benítez. O brasileiro naturalizado italiano ainda deixou a sua marca após falha do volante Charles, decretando o placar de 5 a 1.


A vitória dá confiança para os jogadores, dando sequência ao bom início de trabalho de Crespo, mas não serve como parâmetro para o clássico contra o Palmeiras e para a estreia da Libertadores que se aproximam. O tricolor está prestes a jogar 4 jogos em 6 dias e por isso deve alternar as escalações usando o elenco todo. Já o São Caetano deve mudar completamente sua postura se quiser permanecer na elite do futebol paulista.


O São Paulo volta a campo na terça-feira para enfrentar o RB Bragantino, enquanto o São Caetano pega o Novorizontino na próxima quinta.