• Bruno Nunes

NO RITMO DO SAMBA


Vou beijar-te agora não me leve a mal hoje é carnaval. A maior festa popular do planeta já começou e para alegria dos torcedores da capital, hoje teremos o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo. As agremiações originadas de torcidas organizadas se consolidaram no carnaval de São paulo ao lado das tradicionais escolas de samba, essa mistura de samba e futebol deu muito certo, afinal de contas são duas das maiores paixões do brasileiro. Então acerte seu relógio e curta o espetáculo.

Foto: Claudio L. Costa
Foto: Claudio L. Costa

Em busca de seu primeiro título, a Mancha Verde será a terceira escola a desfilar no Sambodromo do Anhembi, com previsão de entrar na avenida á 1h25. Com o enredo “Oxalá, salve a princesa! a saga de uma guerreira negra” a escola irá contar a história de uma princesa africana que nasceu no Congo e veio ao Brasil trabalhar como escrava. Ela foi mãe de Ganga Zumba e avó de Zumbi dos Palmares. O tema foi desenvolvido por Jorge Freitas que faz sua estreia na escola alviverde.


Já na madrugada de sábado para domingo, será a vez da Dragões da Real deslumbrar a passarela do samba. Com poucos anos no grupo especial, a agremiação já conseguiu resultados significantes como o segundo lugar em 2017. O enredo deste ano recebeu o nome de “A invenção do tempo. Uma Odisseia em 65 minutos" e irá retratar a influência do tempo na humanidade, desde Chronos, considerado Deus do tempo , até a tamanha influência na sociedade moderna. A Dragões será a segunda escola do sábado e pisa no Sambodromo por volta dás 23h35.


A tetracampeã Gaviões da Fiel surpreendeu ao reeditar o enredo de 1994, que entrou para história do carnaval de São Paulo. "A saliva do santo e o veneno da serpente" conta a história e as lendas do tabaco. Com esse enredo a escola conseguiu o vice campeonato 25 anos atrás, o samba fez tanto sucesso que virou canção da torcida em jogos do Corinthians.

A Gaviões será a última escola já na manhã de Domingo, fechando os desfiles do grupo especial.