• Bruno Nunes

NOVA GERAÇÃO DE PILOTOS BRASILEIROS CHEGA À FÓRMULA 1


Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Com a saída de Felipe Massa da Fórmula 1 em 2017, o Brasil ficou sem representantes na principal categoria do automobilismo mundial, fato que não ocorria desde 1970. Durante esse período, tivemos diversos pilotos que ajudaram a popularizar e tornar a F1 uma paixão nacional. São 8 títulos mundiais conquistados por Nelson Piquet, Ayrton Senna e Emerson Fittipaldi, o que deixou os fãs acostumados com as conquistas.


2019 será o segundo ano seguido sem brasileiro no grid, mas as expectativas para as próximas temporadas são boas devido à chegada de dois jovens pilotos na categoria. São eles Sérgio Sette Câmara de 20 anos e Pietro Fittipaldi de 22. Sérgio passou por diversas categorias como a Fórmula 3 Brasil e a F3 Europeia, até subir para a Fórmula 2, onde conquistou algumas vitórias importantes correndo pela equipe Carlin, resultados que o credenciaram para ser piloto de testes da McLaren. Na equipe inglesa, Sette Câmara participará de testes com o carro de Fórmula 1 da equipe, além de sessões de simulador.

Com um nome de peso no mundo do automobilismo, Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson Fittipaldi chega à Fórmula 1 como uma grande promessa. Em 2018, Pietro quebrou as duas pernas em uma volta de teste no circuito de Espa-Francorchamps na Bélgica, correndo pela categoria Endurance. Após se recuperar, participou de algumas etapas na Indy e agora tenta seguir os passos do avô na Fórmula 1 como pilotos de teste e desenvolvimento da Haas.


Sergio e Pietro são os principais postulantes para assumirem um cockpit como piloto titular nas próximas temporadas. Se outrora o Brasil viveu grandes momentos nas pistas, hoje a falta de um piloto brasileiro incomoda o público que acompanha as provas da categoria. A expectativa fica por conta do desempenho dos garotos em suas equipes, para que em um futuro próximo, possamos ver novamente a bandeira verde e amarela sendo representada nos circuitos da Fórmula 1.