• Leonardo Cruz

O ÚLTIMO QUE SAIR, APAGUE A LUZ!


Foto: Paulo Sergio

O Corinthians perdeu para o Botafogo pelo placar de 1x0 na noite do último domingo (24/11), em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi realizado no estádio Nilton Santos, localizado no Rio de Janeiro.

O Corinthians mais uma vez fez uma partida extremamente apática no Brasileirão, mesmo após a saída de Fábio Carille, parece que no subconsciente os jogadores já estão de férias, todavia com o principal campeonato do país em pleno curso.

Durante a primeira etapa, o time paulista até chegou a criar algumas oportunidades, mas a ineficiência nos momentos decisivos acabaram prejudicando o time que mesmo quando o goleiro Gatito Fernandéz errou na saída de bola, os atletas do Corinthians não souberam aproveitar.

Já o Botafogo que vive um drama na luta contra o rebaixamento, fez um jogo inteligente, mesmo sabendo das suas limitações, explorou os erros do Corinthians para construir sua vitória. No gol de Diego Souza, João Paulo teve extrema tranquilidade para fazer uma boa virada de bola no meio-campo e dar o passe para Fernando que avançou livre de marcação pela direita até encontrar Alex Santana na área, o volante só teve o trabalho para ajeitar a bola para Diego Souza abrir o placar para o Glorioso.

Sem demonstrar poder de reação, o Corinthians tentava criar algumas jogadas em busca do gol de empate, mas a dificuldade para chegar ao gol botafoguense era muito grande. Um time com pouca criatividade, lento, sem aproximação, raros chutes ao gol adversário, esse foi o Corinthians durante praticamente todo o primeiro tempo, aliás, este vem sendo o time de Parque São Jorge ao longo de boa parte da campanha no nacional deste ano.

Tendo um adversário tão entregue as suas próprias fragilidades, o Botafogo também pouco criou nos 45 minutos iniciais, as melhores oportunidades surgiram em cruzamentos na área sem proporcionar grandes perigos ao goleiro Cássio que impotente, só assistia seus companheiros fracassarem na busca pelo gol de empate.

Mesmo apresentando um fraco futebol, em dois momentos, o Corinthians quase chegou ao gol de empate. No primeiro, Vagner Love recebeu passe de Fágner dentro da área e finalizou cruzado, a bola passou muito perto do gol carioca. Já no último lance do primeiro tempo, Danilo Avelar recebeu bom cruzamento de Ramiro, mas o chute passou perto do gol de Gatito.

O que já estava ruim, piorou. No segundo tempo, o Corinthians não conseguiu manter o pouco que ainda vinha produzindo antes do intervalo, Deixando assim, o Botafogo cada vez mais tranquilo na partida. Por sua vez, o time carioca manteve o nível regular de atuação, tentando organizar contra-ataques para surpreender o Timão, mas sem obter grande êxito em suas investidas.

A melhor oportunidade do Corinthians no segundo tempo aconteceu aos 10 minutos, quando Gustavo se aventurou a cobrar uma falta que passou perto do gol defendido por Gatito. Com o passar do tempo, o jogo que já era ruim tecnicamente piorou e nenhuma das equipes teve capacidade e competência para alterar o placar construído na etapa inicial.

Com mais uma derrota melancólica no Brasileirão, o Corinthians se mantém na oitava colocação com 50 pontos e graças a conquista da a Libertadores pelo Flamengo, o alvinegro paulista está dentro da zona de classificação para a principal competição do continente.

Já o Botafogo, com este triunfo, atingiu a marca de 39 pontos e está na décima quarta colocação. Deixando assim, a torcida Glorioso mais esperançosa em escapar logo do rebaixamento.

Na próxima rodada, o Corinthians vai buscar sua reabilitação contra o rebaixado Avaí em Itaquera, enquanto o Botafogo vai visitar a Chapecoense em Santa Catarina.