• Luís Santana

OS INSUCESSOS DA TEMPORADA PARA LEBRON E LAKERS


A temporada 2018/2019 da NBA está chegando em sua reta final, e pelo o que tudo indica, o Lakers ficará de fora dos playoffs mais uma vez. Nem mesmo com a contratação do astro LeBron James o time conseguiu fazer uma campanha sólida e convincente.

A equipe de Los Angeles hoje ocupa a décima primeira posição da conferência Oeste, e tem uma campanha negativa com 30 vitórias e 36 derrotas. São 8 vitórias a menos que o Clippers, outro time de Los Angeles, que hoje, seria a última equipe a se classificar para os playoffs pela conferência Oeste, já que ocupa a oitava posição.

Se por um lado, a sequência de temporadas sem ir à pós-temporada - que é mantida pelo Lakers desde os playoffs de 2013, pelo outro, LeBron James terminará essa temporada quebrando uma enorme sequência de playoffs na carreira, que já durava 13 anos. Essa provavelmente será a terceira vez que James fica de fora dos playoffs da NBA. As outras duas foram em seus dois primeiros anos na NBA.


Foto: Steve Dykes, Getty Images, AFP

LeBron vinha de uma sequência de oito finais seguidas, para um jogador que está acostumado a estar entre os dois melhores times da temporada, levantando o título da Liga ou pelo menos um título de conferência, nem sequer ir aos playoffs é um baque muito forte, já que desde que foi pela primeira vez, não ficou de fora de mais nenhum.

Além da sequência de treze anos de playoffs, outras grandes sequências da carreira do jogador estão perto de serem quebradas. Desde 2006, LeBron sempre esteve no Top 5 na disputa pelo prêmio de MVP. Chegou a ocupar a segunda posição na corrida pelo MVP nessa temporada, mas a lesão e o fraco desempenho da equipe, o tiraram de qualquer chance de disputa pelo prêmio.

James também não está entre os melhores forwards da Liga, são pelo menos cinco jogadores que foram melhores que ele na posição nessa temporada. Nem mesmo um cenário extremamente otimista para o LeBron, é possível imaginar ele no All-NBA First Team, time esse que o LeBron vinha fazendo parte há 11 anos. Há outras duas sequências que podem ser quebradas, LeBron em seus 15 anos de NBA, em cada uma das quinze temporadas foi eleito pelo menos uma vez jogador da semana e jogador do mês.


Foto: Tony Avelar, AP

Vale lembrar que o LeBron perdeu 17 jogos da temporada, devido à uma lesão no jogo de natal contra o Golden State Warriors, maior número de jogos seguidos que ele perdeu por causa de lesão na carreira, e o time teve um recorde de 6-11 nesses 17 jogos. Além dessa sequência de jogos fora, outros fatores causaram essa situação do Lakers na temporada. Lesões de peças importantes e, talvez o principal fator, a polêmica envolvendo a troca pelo Anthony Davis.

São bastante fatores que resultaram no insucesso da equipe de Los Angeles na temporada, mas o que mais chamou a atenção foi esse declínio na carreira do jogador. LeBron que foi unanimidade por diversos anos no assunto de melhor jogador da NBA e do Mundo, hoje para alguns, James não está mais no topo.

De que LeBron é uma das maiores lendas do esporte, isso ninguém pode discordar, mas como ele mesmo diz na propaganda do “NBA2K19”, um jogo de vídeo-game - “Todo reinado chega ao fim [...]”. Não podemos cravar que o reinado de LeBron chegou ao fim na NBA, mas com as marcas perto de serem quebradas, faz com que essa dúvida surja na cabeça dos fãs.


Foto via superesportes.com

Essa talvez tenha sido a pior temporada para o jogador, por conta da expectativa da imprensa e dos torcedores em cima do time. Mas ficou claro que o LeBron precisa de ajuda de uma outra estrela para ter força em uma conferência tão forte e disputada. Essa temporada praticamente já acabou para o Lakers, e o que resta para o Magic Johnson, é preparar um time melhor, encontrar alguns jogadores que sejam fit para ajudar o LeBron a levar o Lakers novamente aos playoffs.