• Leonardo Cruz

PROMESSA É DÍVIDA!




Edson Barboza e Justin Gaethje fizeram a luta principal do UFC Filadélfia, realizado no último sábado, 30/03. Em jogo, estava muito mais que uma simples vitória, era a oportunidade do vencedor mostrar que pode em um futuro breve, disputar o cinturão da categoria peso-leve.


O evento iniciou sem empolgar muito o público presente na Wells Fargo Center, nas sete lutas válidas pelo card preliminar, seis foram decididas por pontos.

O estadunidense Desmond Green não deu chances ao inglês Ross Pearson e conseguiu o knockout ainda no primeiro round, conquistando assim sua vigésima segunda vitória na carreira profissional. O combate que foi válido pela categoria peso-leve, começou sem muita emoção, os dois oponentes tentavam alguns golpes sem muita precisão, aos poucos, Green foi conseguindo aplicar seu jogo e levar perigo a Pearson, que chegou a cair após sofrer um forte golpe, mas conseguiu se levantar com rapidez. A insistência de “The Predator” deu resultado, o estadunidense dominou o oponente pelas costas e aplicou diversos golpes, até o juizinterromper a luta.


Excelentes lutas marcaram o card principal do evento, proporcionando grande emoção ao público presente. Na primeira finalização da noite, o escocês Paul Graig conseguiu reverter grande desvantagem no combate e venceu o nigeriano Kennedy Nzechukwu no terceiro round, em luta válida pela categoria meio-pesado. Nos dois primeiros rounds, o lutador nigeriano partiu para o ataque, mostrando bastante contundência e agressividade, não dava chances ao escocês que tentava de todas as formas levar a luta para o chão.

Após ser duramente castigado nos rounds anteriores, o escocês demonstrou um ótimo poder de recuperação e conseguiu finalizar Nzechukwu aplicando um triângulo. Com este triunfo, Graig conquistou sua décima primeira vitória no MMA, já Kennedy Nzechukwu conheceu sua primeira derrota em sete lutas como profissional.




Na luta que foi co-evento principal do UFC Filadélfia válida pelo peso-médio, o norueguês Jack Hermansson não deu chances ao estadunidense David Branch e finalizou o combate com apenas 49 segundos. Extremamente agressivo desde os primeiros segundos, Hermansson aplicou uma guilhotina, obrigando Branch a bater em desistência. Este é o segundo revés consecutivo do estadunidense que agora está com seis derrotas em seu cartel. Jack Hermansson por sua vez, conquistou sua terceira vitória consecutiva no UFC.


No primeiro knockout do card principal, Josh Emmett venceu Michael Johnson no terceiro round. A luta que foi válida pela categoria peso-leve, dava indícios de que seria decidida por pontos, os lutadores fizeram um combate muito cauteloso, mas faltando menos de um minuto para o término, Emmett aplicou um duro direto em seu compatriota, provocando a queda do rival e decretando sua décima quarta vitória na carreira.




No evento principal da noite, o brasileiro Edson Barboza subiu no octógono disposto a afastar o momento de instabilidade vivido por ele dentro do UFC e se colocar como postulante a disputa do cinturão da categoria peso-leve. Por outro lado, seu adversário, o estadunidense Justin Gaethje que tem apenas duas derrotas em seu cartel, prometeu que iria levar Barboza ao knockout e realizou o feito ainda no primeiro round.

A luta começou bem disputada, com os dois lutadores conectando chutes e socos com bastante contundência, o brasileiro procurava se movimentar bastante dentro do octógono, mas ficou atordoado após sofrer uma forte sequência de socos do oponente que percebeu o bom momento e partiu para tentar definir a luta. Barboza se recuperou e a luta seguiu em ritmo alucinante, até que  Gaethje acertou um cruzado de direita, e o brasileiro caiu desacordado.

Com esta vitória, Justin Gaethje atingiu a marca de vinte vitórias na carreira, enquanto Edson Barboza não consegue manter uma boa sequência no UFC, o brasileiro perdeu cinco das últimas dez lutas disputadas em sua carreira profissional.


Outros resultados do UFC Filadélfia:


Card Principal:

Michelle Waterson venceu Karolina Kowalkiewics por decisao unânime;

Sodiq Yussuf venceu Sheymon Moraes por decisão unânime.


Card Preliminar:

Marina Rodriguez venceu Jessica Aguilar por decisão unânime;

Kevin Aguilar venceu Enrique Barzola por decisão unânime;

Kevin Holland venceu Gerald Meerschaert por decisão dividida;

Casey Kenney venceu Ray Borg por decisão unânime;

Maryna Moroz venceu Sabrina Mazo por decisão unânime;

Alex Perez venceu Mark de La Rosa por decisão unânime.