RELEMBRE A FINAL DO MUNDIAL DE 2005 ENTRE SÃO PAULO E LIVERPOOL


Rogério Ceni contra o Liverpool em 2005. Foto: Reprodução/YouTube

O jogo que será relembrado hoje é o da final do Mundial de 2005 entre Liverpool-ING e São Paulo. Esse jogo aconteceu no dia 18 de dezembro de 2005, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. O adversário da equipe tricolor era muito forte e tinha o capitão Steven Gerrard como referência. A equipe inglesa estava a onze jogos sem tomar gols. O São Paulo, por sua vez, era liderado pelo goleiro Rogério Ceni.


Como era previsto, o jogo começou com o Liverpool partindo pra cima do clube paulista. Aos nove minutos da etapa inicial, um fato inusitado: um torcedor corintiano nascido na Espanha invadiu o campo para provocar os jogadores do São Paulo. Isso esfriou a partida, já que o evento foi paralisado por quatro minutos.


Aos vinte e seis minutos do primeiro tempo, o zagueiro Fabão chutou a bola para frente e achou o recém-contratado Aloisio Chulapa, que deu um belo passe de três dedos para o volante Mineiro. O camisa sete do São Paulo ficou cara a cara com o goleiro Pep Reina e fez um belo gol: 1 a 0. Após mais de mil minutos, finalmente a invencibilidade do Liverpool havia caído. A torcida tricolor estava em festa.


A partir daí, começou a brilhar a estrela do grande goleiro Rogério Ceni, que fez várias defesas importantes e manteve o tricolor paulista com a vantagem no confronto. Mesmo tentando muito, o Liverpool não conseguiu furar a retranca paulista. A partida acabou e os brasileiros venceram por um a zero. Isso garantiu o tricampeonato mundial para o São Paulo. Além disso, o goleiro Rogério Ceni foi eleito o melhor jogador da competição.


Um ano depois daquele jogo, o mundo do futebol viu o Internacional de Fernandão e Adriano Gabiru vencer o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e trazer mais um Mundial Interclubes para o Brasil. Infelizmente, após a vitória do Inter, o futebol sul-americano começou a viver um período de seca. Com exceção do Corinthians em 2012, entre 2007 e 2017, todos os vencedores desse torneio vieram da Europa.


Assista aos melhores momentos do Mundial de 2005 entre Liverpool e São Paulo: