• robson teixeira

RELEMBRE A SEMIFINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES DE 2003 ENTRE JUVENTUS E REAL MADRID


Antigo escudo da Juventus de Turim. Foto: Youtube/Reprodução


No dia 14 de maio de 2003, na cidade de Turim, o time italiano da Juventus disputou uma partida histórica contra os galácticos do Real Madrid. O duelo era válido pela semifinal da Liga dos Campeões da UEFA e o público era de 67 mil pessoas.


O esquadrão espanhol tinha craques do nível de Ronaldo, Raúl, Roberto Carlos e Zidane. Por sua vez, o time da Juventus tinha o famoso “tridente de Turim”, formado por Trezeguét, Del Piero e o supercraque Nedved. Após perder o jogo de ida por 2 a 1 no estádio Santiago Bernabéu, a Juventus precisava vencer o Real por 1 a 0 para conseguir sua vaga para a final.


O Real começou o jogo com o “Fenômeno” no banco de reservas devido a uma lesão. Raul era titular, porém, estava debilitado devido a uma cirurgia no apêndice. Aos doze minutos, após grande jogada de Nedved e Del Piero, Trezeguét abriu o placar: 1 a 0.


Os italianos se inflamaram e partiram para o ataque. Apesar do Real ter perdido duas chances claras com Guti e Figo, a Juventus não se intimidou. Aos 42 minutos, Del Piero entortou o defensor Hierro duas vezes e finalizou de forma perfeita: 2 a 0.


No segundo tempo, Ronaldo entrou em campo, pois os madrilenos precisavam desesperadamente de um gol para se classificar. Aos 20 minutos, o “Fenômeno” sofreu pênalti: Figo foi para a batida e o goleiro Buffon defendeu. A torcida italiana explodiu de alegria.

Oito minutos depois, Zambrotta acertou um belo lançamento para Nedved, que dominou e chutou no contrapé de Casillas: 3 a 0. A Juventus estava com sua vaga assegurada na final da Champions. Aos 44 da segunda etapa, Zidane conseguiu passar pelo lendário goleiro Buffon e marcar o gol de honra espanhol. Entretanto, isso não foi suficiente para classificar a equipe galáctica.


Depois daquele jogo, a Juventus disputou a final da Liga dos Campeões de 2003 contra o rival Milan. Após um empate sem gols em 120 minutos, a equipe de Del Piero perdeu nos pênaltis por 3 a 2. A “Velha Senhora” só voltou a disputar uma final europeia em 2015, quando foi derrotada pelo Barcelona de Messi, Suárez e Neymar. O Real Madrid, por sua vez, entrou numa grande decadência no torneio europeu e só voltaria a vencer a Liga dos Campeões em 2014, quando passou pelo seu grande rival Atlético de Madrid.


Assista os melhores momentos da partida entre Juventus e Real Madrid pela Liga dos Campeões de 2003: