• robson teixeira

RELEMBRE O PRIMEIRO TÍTULO MUNDIAL DO SÃO PAULO


Jogadores do São Paulo FC antes do Mundial de 1992. Foto: Reprodução/Site oficial do SPFC

Vamos relembrar um dos grandes momentos da história do São Paulo Futebol Clube: a vitória sobre o Barcelona no Campeonato Mundial de 1992. O jogo aconteceu no dia 13 de dezembro de 1992, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão. O público era de 60 mil pessoas.


O time do São Paulo era treinado pelo ótimo Telê Santana e tinha um elenco recheado de craques. Zetti, Cerezo, Raí e Palhinha eram algumas das estrelas tricolores. Em relação ao Barcelona, o lendário Cruyff era o treinador. O elenco catalão tinha estrelas como Ronald Koeman, Pep Guardiola, Michael Laudrup e Stoichkov.


O São Paulo chegou à final do Mundial após vencer o argentino Newell’s Old Boys nos pênaltis e levantar a sua primeira Libertadores da América. O Barcelona, por sua vez, era chamado de Dream Team e chegou àquele mundial após vencer a Sampdoria na final da Liga dos Campeões da UEFA.


Quando a bola rolou, o Barcelona usou a sua habitual posse de bola e tentou controlar o jogo. Aos 12 minutos, o atacante Stoichkov chutou de fora da área e fez um golaço para o Barça: 1 a 0. Depois disso, o São Paulo se acalmou e passou a atacar. O Tricolor perdeu duas chances com Cafú e Palhinha, mas foi recompensado pelo esforço.


Aos 27 minutos, o atacante Palhinha tocou na esquerda para Müller. O camisa 7 arrancou, driblou o zagueiro espanhol Ferrer e cruzou na barriga de Raí: 1 a 1. Logo depois, Müller recebeu um passe de Cerezo e encobriu o goleiro catalão, porém, a zaga salvou em cima da linha. Apesar do São Paulo dominar o jogo, o primeiro tempo terminou empatado.


Na segunda etapa, o São Paulo continuou pressionando e perdendo gols. O Barcelona não conseguia escapar do domínio são-paulino. Aos 34 minutos, o time brasileiro conseguiu uma falta. Raí e Cafú foram para a cobrança. Raí rolou e Cafú devolveu. Mesmo distante do gol, o camisa 10 chutou e a bola foi no ângulo direito do goleiro Zubizarreta: 2 a 1 para o São Paulo. O estádio de Tóquio estava em festa!


Nos doze minutos finais, o São Paulo apenas administrou o jogo e ficou com a bola. Quando o confronto terminou, o São Paulo levantou o seu primeiro título mundial e Raí foi eleito o melhor jogador da competição.


Assista os melhores momentos do Mundial de 1992 entre SPFC e Barcelona:


© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud