• Felipe Mina

Sul-Americano sub-20


Tivemos início nesta semana, sediado no Chile, o Sul-Americano sub-20. Competição classificatória para o mundial sub-20 deste ano, disputada na Polônia.


O regulamento segue como das últimas edições: dois grupos de cinco times, um deles folgando por rodada, com os três primeiros se classificando para a segunda fase. Esta, reúne os seis classificados, se enfrentando em pontos corridos, todos contra todos. Os quatro melhores colocados se classificam para o mundial em junho.E os três melhores vão ao Pan-americano, no Peru, em julho.


O Brasil encontra-se no grupo A, junto com Chile, Colômbia, Bolívia e Venezuela. O grupo B é formado por: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Peru.


A abertura foi nesta quinta-feira (17), vitória de 1 a 0 da atual vice-campeão mundial sub-17, Venezuela, sobre a Colombia. Já os anfitriões chilenos, empataram em 1 a 1 com a Bolívia. A seleção canarinho, que folgou na primeira rodada, estreou sábado (19) em empate por 0 a 0 com os colombianos, seleção com quem disputou dois amistoso em dezembro como preparação.


Como o campeonato acontece fora de datas FIFA’s, ao contrário do mundial, alguns clubes europeus não liberaram seus jogadores por entenderem que são importantes para seus devidos plantéis que estão em competições neste momento. Os brasileiros não foram diferentes, casos como Vinicíus Júnior (Real Madrid), Paulinho (Bayer Leverkusen), Matheus Cunha (Red Bull Leipzig) e Mauro Júnior (PSV).


Ao contrário desses, os jogadores convocados que atuam no Brasil, desfalcam seus clubes no início da temporada, tanto no profissional, quanto na Copa São Paulo de Futebol Júnior, exemplos do atacante Rodrygo e os laterais Emerson e Carlos Augusto, titulares no profissional de Santos, Atlético-MG e Corinthians, respectivamente.


Lembrando que o meia Alanzinho, do Palmeiras foi cortado por lesão e Tetê (Grêmio) foi convocado em seu lugar.


Confira os convocados da seleção brasileira:


Goleiros

Brazão (Cruzeiro) Hugo (Flamengo) Phelipe (Grêmio)


Defensores

Carlos (Corinthians) Emerson (Atlético-MG) Luan Candido (Palmeiras) Lucas Ribeiro (Vitória) Thuler (Flamengo)

Vitinho (Cercle Brugge)

Vitão (Palmeiras) Walce (São Paulo)


Meio-campistas

Tetê (Grêmio)

Gabriel Furtado - Palmeiras) Gabriel Menino - Palmeiras) Igor (São Paulo)

Luan (São Paulo)

Marcos Antonio (Estoril) Ramires (Bahia)


Atacantes

Lincoln (Flamengo)

Jonas Toró (São Paulo)

Marquinhos Cipriano (Shaktar Donetsk) Rafael Papagaio (Atlético-MG) Rodrygo (Santos)


(Foto: Reproduçã/Getty Imagens)