- Leonardo Cruz
TRISTEZA COM AS DESPEDIDAS E ESPERANÇA COM AS NOVAS CONTRATAÇÕES

O elenco do Corinthians se reapresentou para iniciar a preparação para a temporada de 2020. Junto com o técnico Tiago Nunes, chegaram alguns jogadores que estavam emprestados e algumas contratações, como o atacante Luan, ex-Grêmio e o volante Cantillo, que estava no Júnior da Colômbia.
Entre os atletas que voltaram de empréstimo, o meio-campo Camacho e o zagueiro Pedro Henrique são os que mais possuem chances de ficar, pois foram atletas de Nunes no Athletico-PR e o treinador gosta do estilo destes jogadores.
Camacho inclusive é cotado por muitos para ser titular, pois suas características combinam com o estilo que Tiago Nunes pretende implantar no Timão, um meio-campo, com jogadores que tenham um bom poder de marcação, mas ao mesmo tempo tenham qualidade para participar da construção das jogadas da equipe.
A missão de Pedro Henrique será mais complexa, pois aparentemente só há uma vaga em disputa na defesa do Corinthians, já que Gil tem status de intocável. Bruno Méndez e Danilo Avelar são fortes candidatos a ficarem com esta segunda vaga, mas o fato de Pedro ter sido treinado por Nunes no Furacão, pode ajudar o jovem jogador a ter seu espaço entre os titulares.

Se há atletas que estão retornando, outros estão de saída do Parque São Jorge, Ralf, Jadson e Renê Jr. não fazem mais parte dos planos de Tiago Nunes e o Corinthians resolveu desligar os jogadores do elenco.
Dentre eles, Ralf é o mais vencedor e o que mais vezes vestiu a camisa do Corinthians, com 437 jogos e oito títulos conquistados, é um ídolo da torcida. Seu estilo guerreiro conquistou o coração da Fiel desde que foi contratado em 2010. Um fato interessante quando falamos do volante, é que mesmo sendo um jogador de marcação, jamais foi expulso de campo vestindo a camisa do Timão.
Já Renê Jr. teve uma passagem mais discreta, titular em boa parte da campanha do Paulistão de 2018, o jogador sofreu muito com as lesões e teve poucas oportunidades de jogar pelo Corinthians. Contratado para jogar em uma posição em que outros atletas fizeram muito sucesso no alvinegro, o 2° volante sairá sem marcar história como fizeram Vampeta, Elias, Paulinho e o menino Maycon que hoje joga no futebol europeu.
Apelidado de Magic, o camisa 10 Jadson chegou no Corinthians após uma polêmica troca com Alexandre Pato, na época, muitos torcedores tinham dúvida se realmente valia a pena contratar o meia que pertencia ao São Paulo. Mas o tempo comprovou que esta foi uma das melhores ações realizadas pelo Timão nos últimos anos.
Talentoso com a bola nos pés, Jadson foi muito vitorioso no Corinthians, participou como protagonista da conquista dos Brasileiros de 2015 e 2017, foi também peça fundamental no Tricampeonato Paulista (2017, 18 e 19).
Alguns momentos marcaram a trajetória de Jadson no Corinthians, principalmente quando formou o meio-dia campo ao lado de Elias e Renato Augusto em 2015, o time jogou um futebol encantador, fez 81 pontos no Brasileirão, se sagrando hexacampeão nacional. Jadson com certeza honrou a gloriosa camisa 10 do Timão com seu talento e vai fazer muita falta, pois encontrar um armador com seu brilhantismo está cada vez mais difícil no futebol brasileiro.

Tristeza nas despedidas e esperança com as novas contratações. As chegadas de Cantillo, Sidcley e Luan reascendem nos torcedores a chama de um ano de 2020 promissor. Dentre os recém-chegados, o volante colombiano é o mais desconhecido aqui no Brasil, jogava no Júnior de Barranquilla e é uma aposta de Tiago Nunes para dar nova vida ao meio-campo do Timão.
Sidcley por sua vez, já vestiu a camisa do Corinthians em 2018, foi inclusive campeão paulista contra o Palmeiras. O lateral que à época foi contratado junto ao Athletico-PR, deixou boa impressão em sua primeira passagem e a expectativa da Diretoria e da torcida é que o jogador retome o futebol apresentado naquele ano.
O atacante Luan gera muitas dúvidas, considerado o melhor jogador das Américas em 2017, após ser um dos principais nomes do Grêmio na conquista da Libertadores, o futebol do jogador caiu de forma exponencial nestas últimas temporadas, se tornando inclusive reserva da equipe gaúcha no ano passado.
Tiago Nunes confia muito na recuperação de Luan e aposta que o jogador irá fazer um ótimo ano de 2020 no Corinthians. Uma grande possibilidade é que o atleta jogue centralizado, fazendo a função de armador na equipe de Parque São Jorge.
Há ainda algumas possibilidades de negócios com outros jogadores, mas os valores que envolvem estas negociações estão acima do que o Corinthians pode oferecer. Então há uma grande probabilidade do técnico Tiago Nunes iniciar os campeonatos com o elenco que tem em mãos atualmente. A torcida vai precisar ter paciência pois com a nova comissão técnica, também haverá um novo estilo de jogo, algo que vai levar tempo para ser absorvido pelos atletas. A expectativa é de um ano promissor, em que o papel de todos os envolvidos será fundamental para a base seja construída de forma sólida para que as glórias sejam colhidas no futuro.