• Evelyn Cristina

Um canadense em Los Angeles


Foto: Getty Images

Você conhece Shaivonte Aician Gilgeous-Alexander? Ou pode chamá-lo apenas de Shai, o novato armador de 20 anos, nascido em Toronto, Canadá, que hoje atua por Los Angeles Clippers, mas foi draftado na décima primeira escolha por Charlotte Hornets, que o trocou na mesma noite. Shai vem de uma família ligada a esportes, sendo sua mãe Charmaine Gilgeous, uma velocista de Antígua e Barbuda, tendo inclusive competido nas Olimpíadas de 1992 e seu pai, Vaughn Alexander, responsável por treiná-lo desde jovem.


Alexander teve sua formação praticamente toda em Hamilton, Ontário, local onde ganhou seu primeiro prêmio pessoal: um MVP ao participar de um campeonato na cidade, transferindo-se para o Tennessee em seus dois últimos anos de colegial para dedicar-se ao basquete, por achar que “precisava jogar uma competição maior”, segundo suas próprias palavras. Como sênior, sua média foi de 18.4 pontos, 4.4 rebotes e 4 assistências por jogo. Graduou-se em 2017 e decidiu seguir sua carreira universitária em Kentucky.


Em 2017, participou do Nike Hoop Summit, o qual representou o “World Selected Team” e em 21 minutos em ação, somou 11 pontos. Já em sua universidade, Shai, apesar de ter em média 30 minutos por jogo, iniciou a temporada 2017-18 como reserva de Quade Green. Após uma derrota de Kentucky para UCLA, nosso rookie incendiou o jogo seguinte, não tomando ciência da equipe de Louisville, marcando 24 pontos, 5 rebotes, 4 assistências e 3 roubos de bola.


No maior estilo Uncle Drew, dizem que só foi o novato cortar seus cabelos que sua projeção de sexto homem para titular iniciou. Nos jogos contra Geórgia e LSU, Shai liderou a equipe para duas vitórias, marcando 39 pontos somados das duas partidas. Quando se tornou titular, dentre seus companheiros de quadra titulares, estavam Hamidou Diallo e Kevin Knox, ambos hoje também na NBA.


Apesar de algumas derrotas seguidas, as médias de Shai melhoraram muito, com 12.9 pontos, 3.8 rebotes e 4.6 assistências por jogo, sendo um dos principais jogadores de sua universidade no torneio SEC e no torneio da NCAA e em 09 de abril de 2018, ele decidiu que iria para o draft.


A ideia do treinador do Clippers era de dar poucos minutos para os novatos, entre eles, Shai, porém, o menino não quis saber e ganhou seu espaço na equipe jogando um bom basquete. Uma de suas melhores performances na liga foi em um jogo contra o Trail Blazzers, de Lillard, onde o rookie marcou 24 pontos, 2 rebotes e 3 assistências, apesar da derrota de sua equipe. Em dezembro, suas boas atuações sumiram, dando espaço para inconstâncias e alternâncias entre bons jogos com altas pontuações e jogos com pontuações não tão boas assim, mas é normal e entendível para um novato na liga.


O que torna Alexander tão bom é seu conjunto de habilidades diversas em ambos os lados da quadra. No ataque, ele dispara 48.8% do field goal, com 2.9 rebotes e 2.8 assistências em 26.7 minutos de média por jogo. Na defesa, ele rouba e bloqueia 1.6 arremessos por jogo. A rapidez e capacidade atlética de Shai o ajuda muito em seu jogo. Ele pode encontrar dobras na defesa para um arremesso ou desistir de um bandeja fácil. Ele também pode explodir no chão em impulsos buscando rebotes e bloquear em uma posição que tradicionalmente luta nesses departamentos.


O estilo de jogo do novato é mais coletivo, ele busca ajudar muito seus companheiros, seja na defesa, marcando os adversários – coisa que, aliás, ele faz muito bem, uma vez que sua altura e envergadura lhe fornecem versatilidade para que consiga marcar até três posições do perímetro. Tem um passe muito bom, uma ótima leitura de jogo e raramente você o vê forçando chutes ou sendo desesperado na hora do arremesso.


Foto: Joran Buha

Nosso canadense está sempre na lista da corrida pelo ROY, que, apesar de sabermos ser difícil, não é impossível de ser ganhado, certo? E essa é só a primeira temporada do garoto, imaginem o que mais pode vir por aí.

© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud