• Nino Cyrillo

UM GRANDE SALTO NO BRASIL; ENTENDA A IMPORTÂNCIA PARA A PUMA


(Foto: Reprodução/PUMA)

Primeiros segundos de 2019. Queima de fogos. Abraços, sorrisos e lágrimas tomavam conta das pessoas em todo o território nacional. Neste mesmo momento, enquanto as redes sociais “estavam esquecidas”, algo raro e inusitado atualmente, a PUMA dava início ao seu retorno no cenário brasileiro por meio de uma super produção audiovisual e confirmava sua parceria com o Palmeiras a partir desta temporada.


Intitulada como “Verde é a cor da inveja!” ou “Green is the Color of Envy”, a divulgação realizada na TV Palmeiras e Puma (Youtube), logo foi ganhando força na torcida palmeirense e minutos depois o vídeo já havia viralizado nos grupos de whatsapp, páginas do Instagram e no Facebook. E não precisou de muito tempo para a fornecedora cair nos braços do torcedor alviverde, bastou apenas um minuto.


Mas hoje, não iremos abordar o quanto essa ação publicitária foi positiva para o Palmeiras, que incomodou e muito os seus rivais a cada palavra declamada pelo rapper Rincon Sapiência. Mas sim, o quanto é benéfico e extremamente importante a fornecedora alemã estar nos holofotes em terras canarinho pela primeira vez, além de já estar “mostrando” sua robustez e imponência no mundo do futebol.


Após estampar sua marca em grandes camisas do futebol brasileiro como Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Cruzeiro, além de Paysandu e Goiás, a PUMA retorna no momento certo e no clube em maior evidência nos últimos anos, a Sociedade Esportiva Palmeiras, atual campeão brasileiro. Isso porque além do título, o clube conta com uma ótima estrutura e também com um patrocinador fortíssimo, a Crefisa/FAM.


Durante a sua passagem nos clubes mencionados acima, a fornecedora alemã não vingou como se esperava, o retorno financeiro foi abaixo da expectativa e de quebra não esteve presente em conquistas importantes. O último clube que não teve contrato renovado foi o Vitória em 2017. De cara há quem pense que os projetos no Brasil foram um fracasso e que iria demorar para acontecer de novo, mas o grande salto está por vir.


Com um acordo inicial até o final de 2021 e que beira em torno de 24 milhões anuais, a fornecedora de materiais esportivos garantiu ao Verdão exclusividade no Brasil, ou seja o único time no futebol brasileiro patrocinado pela empresa. As coisas vão mais além quando se trata de internacionalização da marca Palmeiras para o mundo todo. Assim, os alemães desvincularam a Adidas do Palestra após 12 anos.


“Ah, mas é só uma fornecedora de camisas. Normal”. Seria se nos anos anteriores a PUMA não realizasse feitos incríveis e ambiciosos com gigantes do futebol europeu. Em 2018, na França, com uma proposta tentadora de 47,5 milhões anuais até 2023 e cedendo o comando das lojas à diretoria do clube, também desbancou a Adidas do Olympique de Marseille, parceria que durou 43 anos.



(Foto: Reprodução/Instagram PUMA)

Também não podemos nos esquecer de mencionar o acordo com o Milan da Itália, em 2018, por valores não divulgados e despachando novamente a compatriota Adidas a encerrar um ciclo que durava mais de 20 anos. Não por acaso a PUMA vem ganhando força e batendo de frente com seus principais concorrentes no cenário futebolístico (Nike e Adidas) quando se trata de cifras e têm expandido a força da sua marca.


(Foto: Reprodução/PUMA)

Vale ressaltar que não são só os novos acordos que têm se destacado. No Borussia Dortmund-ALE a cada temporada a marca se consolida. Nos bastidores do clube alemão é especulado que a prorrogação do próximo contrato deverá se estender até 2025, e com isso, os pagamentos anuais devem ser duplicados em aproximadamente 9 milhões de euros e garantir 13 anos a frente do time.


Outro case de sucesso está relacionado as seleções. No caso, a italiana. Impossível não associar a marca da fornecedora de materiais com a seleção Azurra. Desde de 2003, a parceria foi renovada em 2015 por mais 10 anos. Além da Itália, Uruguai, Sérvia, Suíça e Senegal que estiveram na última Copa do Mundo fazem uso desse material esportivo e têm inúmeros benefícios e exclusividades.


Nos resta agora aguardar os desdobramentos da temporada para saber se a PUMA irá encerrar 2019 como começou, de forma excepcional, consolidando sua marca no país do futebol com títulos e se irá trazer sorte ao novo manto do Verdão para a disputa do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil, do Brasileirão e da Copa Libertadores. Afinal, parcerias sem conquistas de títulos acabam ficando no esquecimento e não entram para a história.


E você, torcedor palmeirense, não perde um detalhe aqui na De Prima! Dia 20 já tem a estreia do Verdão no Paulistão e você acompanha todos os detalhes com esse time campeão da Web Rádio número 1 do Brasil.

© 2018 WEB RÁDIO DE PRIMA. DESENVOLVIDO POR MVPMOVE

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Branca Ícone SoundCloud